Cidade
Foto: Prefeitura de Rio do Sul/Divulgação

Helena Marquardt

Um homem que foi selecionado para fazer o teste de covid que aconteceu no sábado  (8) em Rio do Sul, diz ter recebido o resultado negativo mesmo sem fazer o exame. Ele conta ainda que chegou a ir até o local com a esposa que também foi selecionada, mas teve o teste negado por não estarem de carro e chegar ao Centro de Eventos Hermann Purnhagen a pé.

A dona de casa, Pogiana Nayara Tenfen Popenga conta que denunciou a situação nas redes sociais, mas acabou excluindo a postagem porque estava sendo atacada por diversas pessoas. “Excluí a postagem porque estava sendo xingada, uma mulher disse até que meu marido era um mau caráter porque estava tirando a vez de outro que queria fazer o teste”, relata.

Ela lembra os dois, que vivem no bairro Navegantes, chegaram ao local por volta das 11h a pé, porque não tem carro, e precisaram levar inclusive os filhos, uma criança que vai completar um ano e outra de quatro anos.  “Eu fique esperando lá fora na rua com as crianças para ele fazer o teste primeiro, mas chegando lá o pessoal da Saúde questionou se ele não tinha lido o regulamento, que não podia ir a pé”, disse

O marido dela, o vendedor Fernando Lemes Popenga conta que a intenção sempre foi fazer o teste, até porque eles não teriam condições de pagar pelo exame de forma particular, mas o que era para ser uma boa notícia acabou se transformando num verdadeiro transtorno e a família está sendo alvo de muitos ataques.  “Gostei muito da ideia da prefeitura de ter disponibilizados os testes. A gente sempre foi a favor porque temos dois filhos pequenos, mas quando cheguei lá o profissional foi totalmente grosso questionando se eu tinha lido o regulamento e por que eu estava a pé se tinha que ir de carro. Ele disse que então eu não faria o teste”, afirma.

Fernando diz ainda tem testemunhas que o viram no local e que mesmo sem ele ou a esposa terem feito o teste, por volta das 13h receberam uma ligação da Secretaria de Saúde informando que o resultado do exame dele havia dado negativo. Diante da situação, o vendedor diz que acha no mínimo o resultado final, de que todos os testes deram negativo, suspeito.  “É estranho”, finaliza.

O que diz a Secretaria de Saúde?

A Secretaria de Saúde de Rio do Sul informou através da Assessoria de Imprensa que no sábado foram feitas mais de 450 ligações às pessoas que fizeram o teste e que, em uma ocasião, a ligação foi feita por engano para este paciente que não compareceu. Avisado sobre a não testagem, a equipe da saúde pediu desculpas e tudo ficou resolvido.