Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Com o aumento no número de casos de covid-19, as visitas a pacientes em alguns hospitais da região estão suspensas, a fim de garantir a segurança de quem está internado com a saúde mais frágil. A partir desta terça-feira (11), está suspensa a visitação no Hospital Regional Alto Vale (HRAV). A previsão é que a medida seja mantida pelo menos até a próxima semana. Já no Samária, a suspensão na ala de psiquiatria se estende por período indeterminado.

De acordo com informações repassadas pelo Hospital Regional, a decisão foi tomada pela direção técnica, gerências e diretoria da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi), entidade gestora da instituição. As exceções, no momento, são nas UTI’s Cardíaca e Geral, com uma visita por turno. Na UTI Covid, um visitante poderá entrar duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, das 15h30 até 16 horas. Já na UTI Neo-Pediátrica, as mães estão liberadas e os pais poderão fazer visita uma vez ao dia. Na semicrítica do Pronto Socorro, um visitantes por dia, das 17 h até 17h30. As demais visitas estão suspensas, mas medidas serão avaliadas semanalmente.

O diretor-técnico da unidade, o médico Marcelo Vier Gambetta, explicou que a decisão de suspender temporariamente a visitação foi uma forma de proteger os pacientes e colaboradores do hospital. “Existe uma preocupação com aumento do número de casos positivos da Covid-19 não apenas em Rio do Sul, mas também na região. Por essa razão neste momento entendemos que quanto menor o número de pessoas circulando pelo hospital, melhor”, acrescenta.

Já no Samária, o comunicado foi emitido há alguns dias e a medida também já está valendo. “Diante da nova onda de contaminação da covid-19 e variantes, o Hospital Samária comunica que estão suspensas por tempo indeterminado as visitas na ala de psiquiatria. A medida  foi tomada para reduzir o número de pessoas em circulação no Hospital, com objetivo de evitar uma possível propagação do vírus”, diz a nota.

No Hospital Annegret Neitzke, em Pouso Redondo, as visitas foram suspensas na semana passada e deve se estender por um período de 15 dias. Os familiares que precisarem de informações sobre a saúde dos pacientes podem entrar em contato diretamente com o Call Center pelo telefone (47) 3545-1229. Além disso, os pacientes são orientados a ficarem com os celulares para manter contato com a família.

A unidade é referência para internação de pacientes com quadros leves da covid-19 e ressalta em nota a importância da prevenção.

“Atualmente são cinco leitos exclusivos e enfermaria para esse tipo de atendimento. Os pacientes internados nesta unidade também recebem informações do estado de saúde via Call Center e não tem direito a visita, como forma de prevenir o contágio do vírus”, diz a nota.