Alto Vale
Foto: Claércio Frison

Estão temporariamente suspensas as visitas aos pacientes internados no Hospital e Maternidade Santa Terezinha (HMST) em Salete e também aos internados no Hospital Bom Jesus em Ituporanga. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (12) em virtude do aumento de casos positivados para Covid-19 em toda a região do Alto Vale.

Em Ituporanga, a maior mudança está relacionada ao setor da Maternidade e da UTI. A partir desta semana, as visitas estão suspensas e as gestantes ou puérperas não poderão receber novos visitantes além dos acompanhantes que já estão na unidade hospitalar.

Já na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) as visitas continuam sendo permitidas, porém passam a ser limitadas, para apenas um visitante. O horário de visita segue ocorrendo às 11h da manhã onde o familiar recebe do médico responsável todas as informações sobre o estado de saúde do paciente. Nas clínicas médica, cirúrgica, particular e pediátrica a visitação também segue sendo permitida, porém também com a limitação de um visitante por paciente, no horário entre 14h e 15h.

De acordo com a psicóloga Eliane Althoff, responsável pelo acompanhamento das visitas, para todos os setores os visitantes são orientados a não realizar a visitação em caso de estarem com sintomas gripais ou terem tido contato com pessoas positivadas. “Antes de entrar na unidade hospitalar para realizar a visita é feita a aferição da temperatura e passadas todas as orientações sobre utilização da máscara durante toda a permanência dentro do local”, explica.

A profissional lembra ainda que as restrições para as visitas são necessárias no intuito de manter a segurança do paciente, do familiar e também de toda a equipe de profissionais. “Pedimos a compreensão de todos porque estamos pensando no melhor para todos os envolvidos”.
O Hospital e Maternidade Santa Terezinha (HMST) ressalta ainda que, as restrições são uma forma de manter a segurança dos pacientes, da equipe de profissionais, bem como da população.

Por lá, o principal alerta é para que a população procure o atendimento no local somente em casos de urgência e emergência, com o uso obrigatório da máscara. As consultas de síndromes gripais devem ser feitas nos postos ESF “1”, no bairro São Cristóvão, e ESF “2”, no bairro Cachoeira, segundo comunicado da Secretaria Municipal de Saúde.

“É muito importante que todos tenham os devidos cuidados sanitários, implantamos medidas de segurança para prevenir a disseminação da nova variante da Covid-19 e garantir o atendimento em nosso hospital. Juntos passaremos por mais esse momento”, destaca a presidente do HMST, Anadir Koch Belli.