Alto Vale
Foto: Divulgação

Com a diminuição das internações por complicações da Covid-19, o Hospital Bom Jesus (HBJ) irá desativar nesta quinta-feira, 30, a ala destinada exclusivamente para pacientes Covid. A desativação dos leitos vai ocorrer com um ato simbólico de comemoração, homenagens e agradecimento a todos que colaboraram durante esse período de pandemia, em especial os profissionais da instituição.

O Ato solene, que será realizado às 17h, contará ainda com a presença de pacientes curados que venceram a doença e homenagem as pessoas que não resistiram e faleceram em virtude de complicações causadas pela Covid.

A Ala de Isolamento Respiratório do HBJ foi aberta em 09 de abril de 2020 e a princípio contava apenas com 10 leitos clínicos. Logo depois para atender a demanda de internações, foi ampliada com o apoio do Governo do Estado e ajuda da comunidade,e passou a atender com 06 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 13 leitos clínicos.

O hospital contava ainda com o suporte da UTI Geral que também atendia pacientes Covid e até mesmo os leitos da emergência serviram para atendimento de pacientes acometidos pela doença. Nos momentos mais críticos da Pandemia, a instituição chegou a contabilizar cerca de 40 pacientes COVID internados em um mesmo momento, sendo que mais da metade intubados com complicações mais graves.

Em 16 meses de pandemia foram 698 pacientes internados em leitos de UTI e Clínicos, sendo que 563 venceram a Covid e receberam alta e 135 pacientes não resistiram e faleceram. Em todo esse período o Hospital viu zerar pela primeira as internações de novos pacientes no mês de agosto de 2021 e ficou menos de 24 horas sem nenhum paciente Covid na instituição no mês de setembro deste ano.

Apesar da desativação da Ala o Hospital seguirá atendendo os pacientes que derem entrada na unidade hospitalar com complicações da doença e manterá a assistência a população.