Alto Vale
Foto: Divulgação

Cláudia Pletsch/DAV

Como forma de agradecimento pelo trabalho prestado pelos profissionais da saúde, muitas famílias da região têm feito doações ao Hospital Bom Jesus de Ituporanga. Essa demonstração de carinho chama atenção nas redes sociais e serve como exemplo. Os alimentos recebidos pelo hospital por sua vez são bem aproveitados e inseridos em dietas especiais e na alimentação dos colaboradores.

Pães, ovos, doces, aipim, abóbora, legumes e verduras fresquinhos diretamente das lavouras são doados por moradores de toda a região. Somente nessa semana muitas famílias de Atalanta, Petrolândia e Ituporanga já estiveram no HBJ levando alimentos que muitas vezes são produzidos em casa especialmente para o hospital.

A nutricionista do Hospital Bom Jesus, Sabrina Bagio, conta que todas as refeições precisam de um cuidado especial e que muitos pacientes necessitam de uma dieta diferenciada. Além disso, por conta da pandemia alguns pacientes estão necessitando de alimentação por sonda, que é mais cara, e por isso as doações são tão importantes. “Todas as doações são muito importantes para nós, qualquer alimento a gente sempre consegue colocar no cardápio para ter aproveitamento total, embora não tenhamos custo de ter comprado o alimento tratamos o que recebemos como se tivéssemos comprado. É onde a gente consegue equilibrar as nossas contas pois temos muitos pacientes com covid com uma alimentação mais cara e que a gente não consegue servir alimentos in natura, são só por sondas e são alimentos bem mais caros. Então a gente recebendo essas doações elas nos salvam, principalmente tudo que vem da agricultura é de extrema importância”, explica.

Sabrina conta que o motivo das doações geralmente é o bom atendimento que o hospital prestou aos familiares. “A maioria dos doadores dizem que têm gratidão pelo hospital ou que tiveram algum familiar internado ou até mesmo que tiveram algum familiar que veio a óbito mas que foi muito bem cuidado enquanto esteve no hospital”, comenta.

A Salete Chiqueto é moradora de Atalanta e levou ao HBJ nesta semana pães caseiros e doce de goiaba. “Essa doação que eu fiz é em obra de caridade sobre quando meu marido estava internado, o hospital pode contar comigo sempre”, diz.

A direção do HBJ também agradeceu as doações. “Nossa gratidão a todos os que têm feito doações e contribuído da sua forma para a manutenção do HBJ. São gestos como esses que nos mantém motivados para seguirmos com nosso trabalho”.