Alto Vale, Sem categoria
Foto: Andenice Roos

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

As visitas aos pacientes do Hospital Dr. Waldomiro Colautti, de Ibirama, estão suspensas por tempo indeterminado. A medida foi anunciada pela direção nesta quarta-feira (15) diante do atual cenário da pandemia, com crescente número de casos da Covid -19 em Santa Catarina e no Alto Vale.
A assistente social, Andenice Fiamoncini Roos, esclarece que a partir de agora só são permitidos acompanhantes na Clínica Pediátrica, Obstetrícia e Médica, mas mesmo nesses setores também há algumas restrições avaliadas caso a caso. “Um exemplo é a questão da idade. Só aceitamos acompanhantes com menos de 60 anos para diminuir os riscos”, disse.

A profissional lembra que quando os casos de Covid começaram a aparecer na região, uma comissão com representantes de todos os setores, foi criada na unidade para avaliar diariamente a situação e discutir medidas preventivas. Inicialmente as visitas tiveram horário reduzido e limitação de visitantes, mas a imposição de regras ainda mais rigorosas foi necessária. “Como a situação veio se agravando no Alto Vale tivemos que adotar medidas mais restritivas para garantir a segurança dos pacientes e até mesmo dos familiares”, comenta.

A diretora do HDWC, Silvana Leite da Costa, também argumenta que a restrição é necessária devido ao aumento no número de casos da Covid-19. “O risco epidemiológico é crescente, portanto quanto menos pessoas circulando no hospital é o mais recomendado”, explica.

Atualmente os 10 leitos de UTI da unidade estão ocupados, mas no hospital, apenas um é reservado para casos da doença. “Temos apenas um destinado ao covid, que está ocupado, e quando surgem pacientes na emergência eles ficam em isolamento até serem transferidos para os hospitais vocacionadas que tiverem vagas, tudo através da regulação”, conclui.