Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

O Hospital Comunitário Annegret Neitzke, de Pouso Redondo, está promovendo mais um mutirão de cirurgias de cataratas e Yag Laser. Os procedimentos começaram no início desta semana e seguem até a próxima sexta-feira (9). Pacientes de cidades que fizeram pactuação com a instituição do Alto Vale terão acesso à cirurgia de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o diretor da instituição, Carlos Zanella, este já é o quinto mutirão que a unidade está realizando. Ele destaca que o procedimento é totalmente gratuito e que para participar é necessário passar por avaliação médica e ter o devido encaminhamento da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com Carlos, a expectativa é realizar cerca de 500 cirurgias até a finalização do mutirão. “Uma média de aproximadamente 95 ou 100 por dia”. Desta vez, pacientes de 11 municípios devem passar pelo procedimento, sendo Aurora, Laurentino, Mirim Doce, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Oeste, Santa Terezinha, Taió, Abdon Batista e Campos Novos.

“Vamos atender os municípios que fizeram a pactuação com o hospital, então vários municípios fizeram, não só do Alto Vale, mas de outras regiões também. As cidades que não fizeram, nós não podemos atender, por exemplo, Rio do Sul, não fez a transferência do Programa de Pactuação Integrada (PPI) e vão mandar os pacientes para outro prestador, outro hospital. Isso não quer dizer que no próximo eles não possam participar, porque podem fazer a transferência ainda”, explica.

O diretor conta ainda que em breve a instituição receberá mutirões de outras especialidades também e que o objetivo é ofertar ainda mais condições para que as pessoas possam ter suas necessidades atendidas através da pactuação com o SUS. Para ele, é uma iniciativa importante e que tem grande relevância, sobretudo em pessoas que não possuem condições de pagar para resolver o problema.

O que é a catarata?

A Catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo. A doença faz com que a pessoa sofra com a perda do foco da visão em diferentes distâncias. Os riscos de desenvolver a doença são maiores conforme a idade. Já o Yag Laser é um procedimento que funciona como uma limpeza da cirurgia de catarata. “Uma pessoa que já fez a cirurgia uma vez, com o tempo a visão vai piorando novamente e aí é necessário fazer uma espécie de higienização da lente para melhorar novamente”, explica Zanella.

Mutirão de Pterígio

Na próxima semana, o Annegret Neitzke também realizará um mutirão para procedimentos de Pterígio entre terça e quinta-feira. A expectativa é atender de 200 a 300 cirurgias, utilizando a mesma equipe.