Cidade
Foto: Arquivo/DAV

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

O Hospital Regional Alto Vale (HRAV)decidiu suspender novamente as visitas em virtude do aumento de casos de covid confirmados nos últimos dias. A medida visa proteger pacientes e familiares e evitar contaminação e valerá por tempo indeterminado.

“A decisão foi tomada depois de uma reunião com a direção do hospital e se estudou na verdade os números, especialmente aos atendimentos realizados no nosso serviço de emergência. Temos percebido que de duas últimas semanas um aumento de atendimentos e também do número de contaminados no nosso município e região e baseados nisso optamos por estar novamente suspendendo as visitas no hospital”, esclareceu o coordenador de enfermagem Tiago Leitzk.

O coordenador ainda reforçou que as recomendações de prevenção ao coronavírus são baseadas na higiene das mãos, uso de máscara e principalmente na redução de aglomerações. “Mas por mais que se tomasse uma série de medidas e cuidados na recepção sabemos que com as visitas das unidades de internação acabamos gerando aglomeração e com risco de potenciais assintomático e positivos de covid estarem contaminando outras pessoas.

A suspensão vale a partir desta quinta-feira por tempo indeterminado na clínica médica e cirúrgica. Já a visita na UTI será permitida , assim como em outras situações previstas em lei. “Acompanhantes permanecem autorizados sempre que o paciente tiver direito legal ou tiver necessidade de acompanhante. Esses acompanhantes devem estar fora do grupo de risco e todas as orientações médicas estão sendo repassadas. Todas as pessoas que entram no hospital também tem suas temperaturas verificadas e devem permanecer de máscara e fazer a higiene das mãos”, completa Tiago.

Bom Jesus estabelece visitas intercaladas

No Hospital Bom Jesus, em Ituporanga, as visitas também estão suspensas, nos horários normais, por tempo indeterminado. Segundo a direção, o médico responsável entra em contato todos os dias com os familiares entre às 11h e às 12h. Para evitar aglomeração os familiares podem fazer a visitas de forma intercalada (uma família por horário). A medida é pra evitar aglomeração.