Alto Vale, Geral

Os equipamentos adquiridos através do Panetone Solidário – campanha promovida pelo Supermercado Nardelli, de Rio do Sul – foram entregues na tarde desta sexta-feira (17). Na ocasião, o Hospital Regional Alto Vale (HRAV) recebeu das mãos da diretoria do mercado dois aparelhos de eletrocardiograma, que serão destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ao Centro Oncológico, que deve ser inaugurado em breve.
A ação beneficente iniciou na segunda quinzena de novembro, e durou até o Natal do ano passado. Cada panetone custava R$ 9,99, sendo que destes, um real era revertido em doações para o hospital. Ao final da campanha, cerca de R$ 9 mil foram arrecadados, valor que serviu para o custeio dos dois equipamentos entregues. “A gente via a necessidade do hospital, que está sempre precisando de auxílio, e também aproveitamos essa vinda do Centro de Oncologia para Rio do Sul, onde um desses aparelhos vai ser utilizado”, explicou um dos proprietários do Supermercado Nardelli, Albino Eugênio Nardelli.
De acordo com o presidente da Fundação de Saúde do Alto Vale do Itajaí (Fusavi), Manoel Arisoli Pereira, as doações são de extrema importância para o hospital, e têm um peso ainda maior para o Centro de Oncologia, que está em fase de finalização. “Nós estamos na fase final, terminando as obras do centro oncológico e comprando os equipamentos. Então, esse equipamento já é algo que nós não precisamos comprar”, ressalta Manoel.
Um dos aparelhos – destinado à UTI – será colocado em funcionamento ainda nesta sexta-feira. Segundo o presidente da Fusavi, o equipamento de alta tecnologia detecta batimentos cardíacos e até infartos, por isso será essencial no dia a dia do hospital. Já no Centro Oncológico, o eletrocardiograma adquirido através do Panetone Solidário será um dos primeiros a ser instalado.

Ação social

Para Nardelli, esse resultado só foi possível devido à participação do consumidor, que abraçou a causa e contribuiu com a campanha. Além disso, ele explica que as ações de cunho social promovidas pelo supermercado também servem para influenciar outras pessoas e promover mudanças significativas na sociedade. “Eu também vejo como um lado institucional, de motivar outras pessoas e empresas, para que elas também consigam fazer [essas campanhas] da mesma forma, porque a questão da saúde hoje é um apelo nacional, todo o Brasil tem problema na saúde, e necessita desse tipo de auxílio”, afirma.
Já Manoel explica que o Hospital Regional Alto Vale se mantém através de doações da comunidade, por isso essas ações são tão importantes. Segundo ele, somente o Supermercado Nardelli já realizou duas campanhas em prol do hospital: o Troco Solidário e o Panetone Solidário. “O hospital é filantrópico, e hospitais filantrópicos basicamente sobrevivem com a sociedade. E o que a gente está vendo aqui hoje, através do Supermercado Nardelli e de sua diretoria, é um gesto extremamente gratificante para nós e para toda a sociedade de Rio do Sul”, finaliza.

Escrito por: Carolina Ignaczuk