Alto Vale, Cultura
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

O Departamento Municipal de Cultura de Ibirama está com as inscrições abertas para as aulas de música, teatro e artes. Os interessados podem fazer a matrícula até o dia 18 de dezembro através do telefone: (47) 3357-4442, entre 7h e 13h de forma gratuita.

Ao todo são 14 cursos oferecidos gratuitamente. Teatro, violino, teclado, violão, bateria, acordeon, guitarra, baixo, técnica vocal, flauta doce, musicalização infantil, instrumentos de sopro, desenho e fotografia. Segundo informações repassadas pela assessoria do município, as vagas são limitadas e por isso, serão ocupadas conforme ordem de chegada dos inscritos. Além disso, não haverá taxa de matrícula.

De acordo com a diretora do Departamento de Cultura de Ibirama, Marcia Kayser, a previsão é que as aulas iniciem na segunda quinzena de janeiro de 2021. “Durante todo o período de pandemia as aulas foram mantidas no formato online. No ano que vem, conforme as normas de flexibilizações ou restrições das aulas, as quais serão definidas pelo Governo de Santa Catarina, decidiremos se continuaremos no formato online ou retornaremos para as aulas presenciais”, destacou.

Questionada sobre idade mínima para matrícula, Márcia diz que somente o curso de musicalização infantil impõe idade. “Para musicalização a idade é de três anos e não há limite para a máxima. Estamos tendo inclusive pessoas de maior idade se inscrevendo para aulas de teclado e técnica vocal, o que nos deixa muito felizes, pois acreditamos no potencial e experiência desses maiores de 60 anos”, ressalta.

Só em 2020, cerca de 300 alunos estavam matriculados, a diretora do Departamento de Cultura lembra dos diversos eventos no qual os grupos se apresentaram. “300 alunos matriculados, fora os corais que ensaiam fora do horário de funcionamento normal. Com a pandemia alguns acabaram desistindo, mas agora que as inscrições foram abertas muitas pessoas estão manifestando interesse em retomar ou iniciar. É uma atividade oferecida pela prefeitura, na verdade, a cultura sempre foi uma prioridade para a Administração que traz muitos benefícios para os alunos e apresentações belíssimas como a audição de primavera, a cantata natalina, exposição de artes e os espetáculos teatrais. Ibirama assim como em outras é referência culturalmente”, completa.

Comemorações de Natal

Márcia afirma que com os números de coronavírus confirmados e aumentando é inviável a realização dos eventos de Natal, mas que o município investiu na decoração. “Devido a pandemia não faremos nosso tradicional Weihnachtsmarkt. O que fizemos foi decorar lindamente a cidade para manter o clima natalino e a esperança nas pessoas de que dias melhores estão por vir”, finaliza.