Alto Vale
Foto: Divulgação

Foi realizado nesta quarta-feira (28), na Sala do Empreendedor de Ibirama, o lançamento online da segunda etapa do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ibirama e o Sebrae de Santa Catarina.
O objetivo é o desenvolvimento econômico do município, através da atuação em eixos como desburocratização de serviços públicos, educação empreendedora nas escolas e diagnóstico econômico da cidade.

Serão disponibilizados serviços de consultoria aos secretários municipais, como também, orientações relativas a adequação dos processos à Lei Geral de Proteção de Dados. Outro ponto de atuação é o Cidade Educadora, que trará para a educação pública municipal, oficinas de empreendedorismo e métodos para facilitar a aprendizagem dos alunos.

O planejamento contempla, ainda, a estruturação do Plano de Marketing Turístico e desenvolvimento de marca como identidade cultural, que deverá incrementar o setor do turismo no município. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ibirama, Anderson Fozina Krüger, todo o programa contempla projetos e iniciativas que vão apoiar o empreendedorismo local. Ele destacou, ainda, os números da Sala do Empreendedor, implantada no início do ano passado, e que até abril deste ano já superou o número de atendimentos e novos negócios no município.

Em 2020, a Sala do Empreendedor realizou 228 atendimentos, resultando na abertura de 27 novos negócios. “Até abril deste ano realizamos 280 atendimentos, que possibilitaram um incremento de 33 novos negócios na economia local, o que mostra que estamos no caminho certo”, comemorou.
Para o Gerente Regional, Donizete Boger, o Sebrae tem como objetivo impulsionar o empreendedor ao sucesso e diminuir as desigualdades sociais no estado por intermédio do empreendedorismo. “Nós acreditamos que este incentivo é uma das melhores formas de se incentivar o desenvolvimento econômico local”, afirmou.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, explica que o papel da prefeitura é desburocratizar o serviço público e estimular a realização de parcerias para desenvolvimento de novos negócios. “Desde o ano passado firmamos esta parceria com o Sebrae, com a implantação da Sala do Empreendedor, que alcançou bons resultados e é por isso que hoje renovamos esta parceria”, afirmou. Poffo ratificou ainda a importância da implantação de Educação Empreendedora nas escolas, o que permitirá que os estudantes estejam ainda melhores preparados para um futuro promissor” , finalizou.