Alto Vale
Foto: Rafael Beling

 

Jorge Matias

 

Após seis anos, o Weihnachtsmarkt está de volta em Ibirama e a programação conta com atrações especiais. Uma prévia para o “Mercado de Natal”, tradução literal para o nome da festa, aconteceu neste domingo (17) no Centro de Eventos Manoel Marchetti e movimentou a cidade. Além do lançamento oficial da festa, quem participou do evento preparativo, pôde curtir atrações culturais e artísticas.

 

A Banda Municipal Francisco Gnich, de Ibirama, fez uma apresentação junto ao lançamento de um videoclipe produzido em parceria com a Prefeitura, e que trouxe como tema o Weihnachtsmarkt. As gravações contaram também com a participação especial do grupo folclórico Neu Bremen Volkstanzgruppe, que apresentou a tradição das danças europeias para ilustrar o ambiente do Natal ibiramense. Outra atração foi a Tropical Band, considerada uma das principais bandas a subir no palco da Oktoberfest nos últimos dois anos.

 

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, falou sobre os esforços da administração municipal para garantir o retorno do evento. “Não tínhamos um espaço adequado para realizar a festa, mas com a conclusão da obra do Parque Municipal, conseguimos dar o primeiro passo. Toda nossa equipe tem se dedicado para organizar um Weihnachtsmarkt à altura da sua tradição. Importante destacar também que este é mais um compromisso assumido junto à população que está sendo cumprido”, comentou.

 

Dezembro terá show nacional com Daniel

 

O mês de dezembro está repleto de atrações na 18ª Weihnachtsmarkt. O cantor Daniel irá se apresentar no dia 6 e os ingressos para o show do sertanejo variam de R$ 20 a R$ 30. Muitas atrações gratuitas também fazem parte da programação da festa.

 

A chegada do Papai Noel mais radical de Santa Catarina está prevista para o dia 1º de dezembro, quando ele deixará o trenó de lado para descer na Praça Erwin Scheidemantel pela maior tirolesa urbana do Brasil. O evento tem início às 18h, com apresentação da Banda Municipal Francisco Gnich e acendimento das luzes natalinas.

 

Outra tradição da festa é o Desfile de Lanternas e Alegorias, que será realizado no dia 7 de dezembro, a partir das 20h, na rua Tiradentes. Cerca de 1,5 mil pessoas participarão de 40 blocos, que representarão a magia do Natal, sendo que o tema deste ano é a história do Weihnachtsmarkt, Mercado de Natal.

 

Na quinta-feira, dia 5 de dezembro, haverá Noite de Danças Natalinas e show com Banda Os Atuais. No sábado (7) tem show com os Serranos e Grupo Talagaço com entrada franca. No domingo (8), será realizada a final do concurso para Escolha da Realeza do Weihnachtsmarkt, Mercado de Natal 2020 e shows com Vox 3 e Banda Elyte. A programação completa pode ser encontrada no site da Prefeitura de Ibirama.