Vale Norte
Foto: Divulgação

Seguindo a determinação da Comissão Executiva Nacional do PSDB, a sigla em Ibirama oficializou o Diretório Municipal em uma convenção no domingo, dia 1º de outubro. Atualmente o PSDB conta com 45 membros efetivos no diretório e 15 suplentes. A eleição aconteceu em chapa única.

Segundo o presidente municipal do PSDB, eleito no encontro, Francisco Asbreno Lohn, o Chico Lonh, o objetivo é alinhar a sigla partidária à determinação da Resolução CEN-PSDB 009/2017, que pretende renovar a sigla para as eleições do ano que vem, iniciando pela base, até chegar ao partido nacional. “Tínhamos uma comissão provisória, e a orientação de realizar novas convenções em todas as esferas do partido, começando pelos municípios, serviu para oficializar o partido em Ibirama”.

Ainda na onda de renovação partidária, está prevista uma Convenção Estadual no dia 11 de novembro e a Nacional, que deverá acontecer em 9 de dezembro. No encontro nacional, será definida uma nova executiva para o partido, que é comandado interinamente pelo senador Tasso Jereissati (CE), já que Aécio Neves (MG) está licenciado do cargo desde maio, quando foi atingido pelos áudios da JBS. “Para ter direito a delegados votantes na Convenção Estadual, os órgãos municipais precisam obrigatoriamente estar com seus diretórios regularizados junto à Executiva Estadual e homologados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE)”, explicou Lohm.

Com crescimento nas últimas eleições, a sigla elegeu prefeitos para os munícipios de Laurentino, Rio do Oeste e ainda as três principais cidades do Alto Vale, Rio do Sul, Taió e Ituporanga. Em Ibirama, são mais de 140 filiados.

Marcelo Zemke