Alto Vale
Foto; Divulgação

Cláudia Pletsch/DAV

Um projeto para fomentar o turismo na Capital Catarinense de Turismo de Aventura promete três dias de festas e competições em Ibirama no ano de 2022. Iniciando no dia 11 de março até o dia 13 de março o ‘Adventury Day- Dia de reunir as tribos’ pretende trazer para o município competições esportivas, música e de quebra estimular a economia local.

A proposta foi apresentada nessa semana para o prefeito de Ibirama, Adriano Poffo e foi aprovada. O diretor de Turismo do município, Norberto Weinrich (Neco), explica que esse evento era uma das promessas de campanha de Poffo e que a intenção é aproveitar a estrutura que o município já oferece para transformar a cidade em um polo de competições inclusive estaduais e brasileiras de esportes radicais e de aventura.

O evento já começou a ser pensado e organizado por uma comissão formada por profissionais de diversas secretarias e Neco explica que a comissão têm a intenção de trazer competições de downhill e vôo livre por exemplo que precisam ser discutidas com antecedência com as Federações. “Por isso já foi feita essa reunião um ano antes, para que o pessoal já consiga organizar junto com as Federações e Associações para fazer campeonatos catarinenses ou brasileiros nessas datas”, ressalta.

Sobre a estrutura e programação do evento, Neco explica que ainda está sendo discutida mas que deve ter a parte fixa sendo realizada no parque de eventos com paredão de escalada, espaço para a prática de slackline, bike trial e rapel além da parte de alimentação, bebidas e baile. “Estamos preparando o Baile do Fritz para fomentar nossa cultura e uma forma de homenagear a cidade”, conta. As competições de downhill, vôo livre, jet-ski, rafting, rapel, tirolesa, trilhas e caminhadas que já acontecem no município também devem servir de atrativo.

“A ideia é fazer todos os anos no dia do município para ressaltar que somos a capital catarinense do turismo de aventura, aproveitar o que temos aqui, que a natureza nos oferece e fomentar o turismo e economia”, diz o secretário.

Turismo Rural é tema de capacitação em Ibirama

Nessa semana, uma capacitação voltada para o Turismo Rural foi realizada em Ibirama. O tema abordado foi a “Acolhida no meio rural” e o curso foi ministrado pela turismóloga, Daiana Bertoldi, por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O evento gratuito foi voltado para empreendedores do meio rural e agricultores, que pretendem agregar renda em suas propriedades por meio do setor turístico. Na oportunidade foram debatidos temas como turismo e turistas no meio rural, turismo rural e seus produtos, como planejar o ambiente para acolhida dos visitantes, formas de divulgação dos atrativos e técnicas de atendimento pessoal.