Alto Vale
Imagem ilustrativa/ Foto : Reuters

Acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de agosto, o “A Gosto da Leitura – II Feira Municipal do Livro de Ibirama”. O evento será realizado no Centro de Eventos Manoel Marchetti e tem como objetivo incentivar o hábito da leitura, formar novos leitores e escritores, e divulgar as atividades culturais do município. Durante os dois dias de feira, o público poderá contar com palestras, oficinas, peças teatrais, exposições, além de outras atrações que abrangem diferentes públicos.

De acordo com o diretor do departamento de Cultura de Ibirama, Gregory Kietzer, a feira não acontecia desde 2010. Por isso, diversas atrações estão programadas para esta edição. A abertura do evento será na quinta-feira (10), às 7h, com o Café Literário, que contará com a presença de autoridades e pessoas do segmento cultural da cidade. Na ocasião, também haverá uma conversa com a doutora em Educação e escritora, Sueli Cagneti. “A gente inicia a feira com um café da manhã literário, onde vamos valorizar os alunos que participaram do sarau aqui da Escola Municipal de Ibirama, e os alunos destaques vão se apresentar […] Depois, às 8h, é que a feira abre para o público em geral”, conta Kietzer.

Durante o evento haverá oficinas com os temas “A leitura além da palavra escrita” e “Basta ler para ser leitor?”, que são destinadas aos professores da Educação Infantil e Educação Fundamental. Já os jovens do Ensino Médio poderão contar com uma palestra importante, que trará dicas de redação para o vestibular.

Quem passar pelo Centro de Eventos Manoel Marchetti nestes dois dias poderá apreciar apresentações de dança e a peça teatral “O Papelito”, visitar exposições, participar de uma oficina de maquiagem artística, além de prestigiar o lançamento de livros da Academia de Letras do Brasil (ALB) – Seccional Ibirama. A feira também contará com espaços de iniciação artística musical, contação de histórias, criação literária e cine móvel.

Na tarde de sexta-feira (11), a doutora em Educação e escritora, Sueli Cagneti, realizará uma palestra para novos escritores. Segundo Kietzer, esta é uma das principais atividades do evento. “Terá uma roda de conversa com a doutora Sueli, com os novos escritores de Ibirama, então ela vai conversar com o público da Academia de Letras, das escolas, um público mais específico, um público que gostaria de escrever algum livro”, destaca o diretor do departamento de Cultura.

Kietzer ressalta ainda que durante toda a feira haverá venda de livros de diversos gêneros, brinquedos pedagógicos e artesanatos. Todas as atividades são gratuitas e não há necessidade de fazer a inscrição. “Tentamos atingir todos os públicos, e esperamos duas mil pessoas nos dois dias de feira”, conclui.

Carolina Ignaczuk