Alto Vale

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Ibirama passa a ter a partir desta quarta-feira (15) um local de triagem para casos suspeitos da Covid-19. O atendimento será no container da Rede Feminina, no Parque Municipal de Eventos, que foi cedido temporariamente pela entidade. O objetivo é prevenir a disseminação do Coronavírus entre pacientes da Atenção Básica de Saúde.
O atendimento será realizado por um médico e um enfermeiro, e será permitido o acesso de um paciente por vez. A organização da fila de espera será feita no ambiente externo, com auxílio de agentes comunitários de saúde.
De acordo com a secretária de Saúde de Ibirama, Izabel Petersen, pacientes precisam respeitar as normas de higiene e de isolamento social. “Nossos servidores estarão à disposição para fazer toda a organização da fila de espera, mas é importante que os pacientes evitem levar filhos, netos ou pessoas idosas. Se necessário, que levem apenas um acompanhante”, destacou.
O container era utilizado como consultório pela Rede Feminina para a coleta de preventivos, serviço que está suspenso temporariamente em virtude da pandemia do coronavírus. “Nossos atendimentos para coleta de preventivo estão suspensos, mas entendemos que é hora de ajudar nesse momento único que estamos vivendo. Sabemos que o papel da Rede Feminina sempre foi e sempre será fazer a diferença e atuar na prevenção, por isso seguimos com nossa missão, agora ajudando de outra forma toda a nossa comunidade”, disse a presidente da RFCC, Tayana Marchetti Meirelles.
Agora qualquer pessoa do município que sentir sintomas gripais agudos deverá passar por triagem no container. Tayana ainda tranquilizou as pacientes que utilizam o serviço da entidade afirmando que no futuro o espaço será desinfetado antes de voltar a ser utilizado pelas voluntárias. “Assim que esta pandemia passar e ele não for mais necessário, faremos a desinfecção completa do container para que ele volte a atender as nossas pacientes”, completou.

Consultas eletivas voltam a ser realizadas

Na cidade os servidores da Secretaria de Saúde de Ibirama estão entrando em contato com pacientes para reagendamento de consultas médicas. O serviço ainda será ofertado de forma reduzida, para evitar aglomerações. A Coordenadora da Atenção Básica de Ibirama, Dianare Cucco, explica que somente algumas especialidades serão atendidas no momento, entre elas, cardiologia, fonoaudiologia, nutrologia, psicologia e fisioterapia. “As consultas serão agendadas e os pacientes serão atendidos com hora marcada. Quem não respeitar os horários poderá perder a consulta ou ter que ficar aguardando no ambiente externo da unidade de saúde, para evitar aglomerações”, frisou.
Pacientes que necessitarem de outros serviços devem entrar em contato com a unidade de referência e agendar a consulta, antes de se dirigir até o posto de saúde.