Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

A Secretaria de Saúde de Vidal Ramos, através do setor de combate a endemias, divulgou nessa sexta-feira (17) que identificou um foco do mosquito Aedes Aegypti no centro do município e fez um alerta para a população sobre a importância de evitar água parada e possíveis criadouros.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o foco significa que está confirmada a presença do mosquito na cidade, mas não, necessariamente, a doença da dengue ou outras doenças que o mosquito transmite.

“O ponto positivo é que com esta descoberta podemos tomar as providências necessárias, rapidamente, evitando a possível disseminação do mosquito. Para isto, pedimos o apoio de todos reforçando os cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito”, declarou em nota.

Ainda segundo a Saúde de Vidal Ramos a fêmea deposita seus ovos em locais com acúmulo de água como, por exemplo, vasos de plantas, lixo em local inadequado, pneus, caixas d’água abertas, recipiente de água para animais não higienizados, calhas entupidas, piscinas não tratadas e qualquer outro recipiente que acumule água.

Após a descoberta do foco o pedido é que a comunidade contribua colabore fazendo uma busca em sua casa e trabalho e elimine estes possíveis criadouros.