Cidade

Termina na quinta-feira (23) o prazo de inscrição para os estudantes que ainda desejam ingressar no ensino superior de forma gratuita. As vagas disponibilizadas serão as que não forem preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), e serão ofertadas pelo Instituto Federal Catarinense (IFC) de Rio do Sul. Os alunos interessados em fazer o cadastro reserva devem comparecer à secretaria da instituição, na Unidade Urbana, localizada no Jardim América, das 7h às 19h.

De acordo com a secretária acadêmica da Unidade Urbana, Sandra Letícia Gras Ferreira, as matrículas via SISU encerram na sexta-feira (24). “Depois do dia 24 nós vamos saber se sobraram vagas do SISU, e aí serão chamadas as pessoas que se inscreveram no cadastro reserva”, explica. Segundo ela, ainda não há um número certo de vagas disponíveis, mas todo ano essa oportunidade é aberta aos estudantes. “Pela experiência que a gente tem dos outros anos, sempre sobram vagas do SISU. Os cursos nunca preenchem as turmas, por isso a gente já está se adiantando com esse cadastro reserva”.

Os cursos ofertados são os de Agronomia, Ciência da Computação, Mecatrônica, Pedagogia, Matemática e Física. Para se inscrever em um deles, o candidato deve preencher e entregar a ficha de inscrição – que está disponível no endereço ingresso.ifc.edu.br – acompanhada de documentos originais e cópias do histórico escolar do ensino médio, documento de identificação e CPF.

As matrículas dos estudantes selecionados serão feitas entre os dias 13 e 14 de março. Se houver mais candidatos que vagas, o processo de seleção será realizado através do histórico escolar do aluno. “O cadastro reserva não tem nenhuma relação com o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. A avaliação e a classificação são pelo histórico escolar do ensino médio”, comenta Sandra.

Locais dos cursos

Há disponibilidade de cursos nas três unidades do IFC em Rio do Sul. O curso de Agronomia é ministrado na Unidade Sede, localizada na Estrada do Redentor. Já os cursos de Ciência da Computação, Matemática, Física e Pedagogia são oferecidos na Unidade Urbana, no Jardim América. Por último, o curso de Mecatrônica será ofertado na Unidade Tecnológica, no bairro Progresso.

Carolina Ignaczuk