Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Depois do adiamento no ano passado por conta da pandemia, o Instituto Federal Catarinense – campus de Rio do Sul, anunciou que vai realizar o Congresso Catarinense de Ciência da Computação em 2021. O evento, no entanto, acontece de forma virtual de 24 a 28 de maio e a expectativa da organização é aumentar a participação em relação às edições anteriores.

A primeira edição 100% online contará com palestras de especialistas renomados como o doutor em Ciência da Computação, Nelson Nunes Tenório Junior, que ministrará uma palestra no dia 24 com o tema “O que os dados nos dizem? Entendendo a ciência de dados”. Outras palestras vão abordar a transformação digital nos serviços públicos e Smat Cities, inteligência artificial, mercado pós-pandemia, criatividade e inovação, entre outros.

O professor e organizador do evento, Fábio Alexandrini, ressalta que no ano passado o congresso estava planejado para o mês de maio, mas com o início da pandemia acabou sendo transferido para 2021 e como o cenário epidemiológico segue grave ele será realizado de forma totalmente online até o dia 28. “Vamos utilizar as gravações das palestras e toda a nominata de professores estará disponível para interagir com os estudantes participantes e comunidade em geral no youtube”, disse.

Ele destaca ainda que os temas deste ano são bastante interessantes especialmente focados no empreendedorismo, por isso toda a comunidade é convidada a participar. “Antes a gente tinha a participação presencial de em média 300 pessoas e agora nesse novo formato esperamos chegar a um público muito maior e o pessoal que não conseguiria ir lá presencialmente consegue acompanhar pela internet”.

Sobre o congresso

O Congresso tem o intuito de agregar conhecimento aos acadêmicos, professores e pesquisadores que atuem em pesquisa e extensão nas várias instituições de ensino de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, de modo a promover um amplo debate sobre as possibilidades de aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tic’s) em áreas relacionadas à administração privada e pública do Sul do Brasil, em especial a temática de educação e informática. O evento também é aberto aos parlamentares, gestores públicos e lideranças trabalhistas, empresariais e comunitárias.
O evento é financiado pela Fundação de Amparo a Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).