Cidade
Divulgação

 

Reportagem: Jorge Matias – DAV

 

O InterUni, o Simpósio de Internacionalização dos Institutos e Universidades do Brasil, Américas e Europa, será realizado entre os dias 16 a 21 de março, no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Rio do Sul. O evento tem como objetivo promover um amplo debate sobre as possibilidades de cooperação e desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão conjuntos no Brasil, America do Norte e Europa, em especial Alemanha.

 

O InterUni 2020 contará com participação de professores, pesquisadores e dos ex-acadêmicos com experiência internacional. Na programação estão palestras e mesas redondas para discutir e elaborar projetos de cooperação e incentivar o desenvolvimento sustentável.

 

Conforme o coordenadores adjunto do evento, professor Fábio Alexandrini, o InterUni é uma oportunidade de integração entre as diferentes universidades.

“A edição de 2020 irá proporcionar um oportunidade única de troca de ideias sobre o desenvolvimento de pesquisas em diferentes universidades do mundo”, comenta.

 

O evento também estará aberto para parlamentares, gestores públicos e lideranças rurais, trabalhistas, empresariais e comunitárias. O Simpósio tem o patrocínio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

 

Programação

 

A abertura do evento irá ocorrer no dia 16 de março, às 8h, no auditório da Unidade Urbana do IFC de Rio do Sul. Logo depois o professor alemão, Dominikus Kittermann, vai abordar os temas de produção de frutas, viveiro de árvores, fisiologia e armazenamento pós-colheita, horticultura tropical e produção básica de plantas. Às 10h, o ex-aluno do IFC de Rio do Sul, Everton Seiei Arakaki, irá comentar sobre a sua experiência na área da inteligência artificial e desenvolvimento de software.

 

No segundo dia do evento, 17 de março, a programação do InterUni inicia às 8h com professor americano Kent Brooks. Ele é diretor de Tecnologia da Informação da Casper College e atua com projetos em pesquisas para levar tecnologias de rede e telecomunicações para as áreas rurais. Na segunda atração do dia, às 10h será realizada uma Web Conferência com o professor Thomas Hannus, que atua na área de plantas ornamentais e informática agrícola.

 

O professor americano Bem Webster será a primeira e única atração do terceiro dia de InterUni. Ele entra às 8h no auditório da Unidade Urbana do IFC, para falar sobre a sua experiência com a piscicultura.

 

O Simpósio ainda terá a participação do egresso do curso Técnico de Informática, Daniel Verdi do Amarante, no dia 19 às 8h. Amarante foi selecionado para estudar na Universidade do Richmond, nos Estados Unidos. Depois, às 10h será realizada uma Web Conferência com empresas canadenses como o tema “Oportunidades de teletrabalho”.

 

O último dia de InterUni, 20 de março, terá uma palestra com Adriano Graebin. Ele é gerente de consultoria de uma empresa alemã e irá falar sobre estratégias de TI e DevOps. Às 10h, o doutor em estudos literários, Robert Shade, irá comentar sobre sua experiência com línguas estrangeiras modernas.