Educação
Foto: Divulgação/IFSC

O Instituto Federal de Santa Catarina está com inscrições abertas para mais de 4,6 mil vagas em 183 cursos gratuitos de qualificação profissional e idiomas em 24 cidades de Santa Catarina. Para a maioria deles a seleção é por sorteio público. Os interessados devem se inscrever pelo Sistema de Ingresso do IFSC, até 17 de fevereiro de 2019.

Há também cursos oferecidos a distância, ofertados pelo Centro de Referência em Formação e EAD (Cerfead).

As cidades onde as vagas estão sendo ofertadas são:

Araranguá, Blumenau, Caçador, Canoinhas, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Gaspar,Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Nova Veneza, Palhoça, Pomerode, Riqueza, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema, Urussanga, Xanxerê.

Os cursos de artes do Câmpus Florianópolis – Centro terão formas de seleção diferenciadas, após a pré-seleção por sorteio. O curso Básico de Instrumentos de Orquestra terá teste de musicalidade, o curso de Prática de Orquestra terá entrevistas e audição musical e o curso de Teatro de Animação terá entrevistas.

No Campus Jaraguá do Sul – Centro, o curso de Prática de Orquestra também terá seleção diferenciada. Será realizada por meio de audição musical, que poderá ser enviada pelo aluno em vídeo ou realizada presencialmente, no Câmpus. O aluno poderá executar uma obra, ou trecho de obra, de livre escolha, mais a peça de confronto que será divulgada dia 4 de fevereiro.

Para os cursos de idiomas a partir do segundo nível, é preciso apresentar, na matrícula, certificado de conclusão do módulo anterior ou realizar o teste de nivelamento. Caso não cumpra os pré-requisitos, poderá ser remanejado para outra turma, se houver vagas, ou ter a matrícula cancelada.

Confira o cronograma abaixo:

Inscrições: 17 de dezembro de 2018 a 17 de fevereiro de 2019

Sorteio público: 19 de fevereiro, às 9h

Divulgação do resultado do sorteio público: 19 de fevereiro, a partir das 18h.

Por G1 SC