Alto Vale
Foto: Divulgação

A cidade de Imbuia, alcançou o melhor índice do Alto Vale na Campanha de Vacinação da H1N1. Duas mil e 42 pessoas foram imunizadas, 91% do público alvo.

A vacinação em Imbuia superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. De acordo com a secretária de Saúde, Andreza Kreusch, foi a única cidade do Alto Vale a atingir esse número. “Nos empenhamos muito para imunizar todo o público alvo. Envolvemos os Agentes Comunitários de Saúde que fizeram um excelente trabalho na busca ativa das pessoas”, comenta.

A Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe encerra no dia 9 de julho. No sábado, dia 10, a Secretaria de Saúde de Imbuia vai promover o primeiro Dia D com as sobras, para o público geral. Serão distribuídas 140 senhas, por ordem de chegada. A ação será repetida no dia 24 de julho, quando serão imunizadas mais 140 pessoas, totalizando 280 doses.

“A equipe da saúde vai atender entre às 08h e 12h. Então quem tem interesse pode ir na Unidade Básica de Saúde no dia 10 e no dia 24 de julho, quando vamos aplicar somente a vacina da gripe”, disse a secretária.

A campanha de vacinação contra a gripe termina nesta semana em Santa Catarina e segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), apenas 45% do público-alvo se vacinou. A imunização contra a gripe é gratuita, disponibilizada nos postos de saúde de todos os 295 municípios catarinenses e começou em abril. A meta é vacinar 2.758.305 milhões de pessoas em todo o estado, mas menos da metade, 1.277.052 se vacinaram até o momento, conforme a Secretaria de Estado da Saúde.

A vacinação contra a gripe tem o objetivo de prevenir complicações da doença e, consequentemente, a lotação dos hospitais e até mortes. Também ajuda a diminuir a ocorrência de sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. A vacina protege contra três subtipos do vírus: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B.

Prêmio na Saúde

Além do destaque na vacinação, o programa Previne Mulher desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Imbuia está entre os cincos melhores programas de prevenção ao câncer do país. A secretária de Saúde, Andreza Kreusch e a enfermeira, Prunelli Amancio receberam o prêmio nesta quarta-feira (7), em Brasília. O evento contou com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.