Alto Vale

No Brasil, o número de pessoas com mais de 60 anos, cresce a cada ano. Com isso, a busca por cuidadores de idosos tem se tornado cada dia mais intensa. De olho nesse cenário, a Secretaria de Assistência Social de Imbuia, que tem em suas bandeiras a defesa do direito da pessoa que chega a terceira idade, oferece um curso que vai capacitar moradores que buscam alternativa de renda.

O curso de cuidador de idosos é gratuito e será oferecido em parceria com a Faculdade Senac de Rio do Sul. Está programado para iniciar em setembro com duração de três meses. Podem participar, pessoas com ensino fundamental completo com mais de 18 anos.

Com a formação, esse profissional poderá atuar em residências, meios de hospedagem, spas, clubes, centro dia, centros de acolhida especial para idosos e instituições de longa permanência e até em hospitais. “Até 2060, a estimativa do IBGE, é de que a cada quatro brasileiros um será idoso. Essa nova realidade faz a gente pensar na qualidade de vida depois dos 60 anos. Então enxergamos uma forma de atender melhor os nossos pais, avós e porque não, entender como uma nova alternativa de renda”, explica a secretária de Assistência Social, Claudia Ferreira.

As inscrições são realizadas na Secretaria de Assistência Social de Imbuia. As aulas acontecerão nas segundas, quartas e sextas-feiras das 18h40 às 22h, na Escola de Educação Básica Frei Manoel Philippi.

O curso é ofertado pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG)que tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas, cuja renda familiar mensal per capita, não ultrapasse dois salários mínimos.