Alto Vale
Foto: Divulgação

Está agendada para agosto, a Campanha de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos no município de Imbuia. A ação será realizada pela Prefeitura,  através da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Epagri e agropecuárias da cidade.

O secretário de Agricultura, Josimar Schmidt, esteve na sede da Associação das Agropecuárias da Bacia do Rio Itajaí (AABRI), em Aurora, para definir detalhes da ação e conhecer a destinação do material. “Definimos que a coleta em Imbuia acontecerá nos dias 10, 12, 17 ,19, 24 e 26 de agosto. Estamos organizando um ponto de recolhimento em cada comunidade e vamos divulgar o cronograma. Depois, os caminhões da prefeitura e das agropecuárias levam o material até a AABRI, que faz a destinação final”, explica.

A devolução das embalagens vazias é uma obrigação do agricultor aos estabelecimentos comerciais, no prazo de até um ano, contado da data de sua compra. De acordo com o secretário de Agricultura, o produtor rural já pode se organizar com a tríplice lavagem e a separação da embalagem e da tampa. “As embalagens também devem estar furadas, para facilitar o processo final. Já as embalagens de agrotóxicos de saquinhos, não podem ser lavadas e devem ser colocadas em um saco somente com esse material”, finaliza.

No dia da entrega, é necessário que o produtor esteja com CPF ou RG para o preenchimento do comprovante de devolução de embalagens. A orientação também é de que não serão recebidas embalagens com restos de produtos, de agrotóxicos ilegais (contrabandeados) ou deprodutos que não sejam agrotóxicos, tais como produtos veterinários, óleos lubrificantes, sacos de sementes.

Embalagens podem ser recicladas

O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material. Apenas no ano passado, destinou 49.881 toneladas de embalagens, segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, entidade gestora do Sistema.

De todas as embalagens comercializadas no País, 94% são encaminhadas para destino ambientalmente correto (reciclagem ou incineração). De cada 100 embalagens encaminhadas ao Sistema, 94 são recicladas, tanto transformadas em resinas para artefatos diversos, como tubos e conduítes, como usadas como matéria-prima para fabricação de novas embalagens de defensivos agrícolas e tampas, que voltam para a indústria, concretizando o conceito de economia circular.

Confira o cronograma de recolhimento:

Dia 10/08

Parque da Femive – 8h30 às 11h

Dia 12/08

Campo das Flores e Alto Rio Engano – 08h30 às 11h

Dia 17/08

Nova Alemanha – 08h30 às 11h

Dia 19/08

Garrafão – 08h30 às 11h

Dia 24/08

Samambaia – 08h30 às 11h

Dia 26/08

Vista Alegre  – 08h30 às 11h