Alto Vale
Foto: Arquivo/DAV - Parceria entre Ong Mãe D’água e Grupo de Escoteiros garante a abertura do parque aos fins de semana

Considerado um ponto turístico na região, o Parque Ecológico Ingo Altemburg de Ituporanga conta com parceiros para que ele se mantenha como uma atração a mais de lazer nos fins de semana. Graças a uma parceria entre a ONG Mãe D’água e os Escoteiros Itu Açu, a estrutura do parque fica aberta para visitação aos sábados e domingos.

Edson Almeida, presidente da ONG Mãe D’agua, explica que o trabalho aos finais de semana é feito de forma gratuita e voluntária pelas duas entidades. “Quando o convênio com a Fucas acabou, e a Prefeitura assumiu a manutenção da estrutura, havia dificuldade de pessoal para fazer o atendimento aos finais de semana. Por se tratar de um local com uma riqueza tão grande em termos de natureza, não podíamos deixar ele fechado, e por isso propomos para a administração que faríamos esse atendimento gratuitamente e a parceria tem dado certo”, destacou.

O Parque Ecológico Ingo Altenburg de Ituporanga foi inaugurado em 2009 e foi mantido pela Fundação Casan (FUCAS) até abril de 2014. A estrutura que hoje é de responsabilidade da prefeitura possui 3,3 hectares de Mata Atlântica preservada, com trilhas, torres de observação, academia ao ar livre, parque infantil, salas administrativas, salas de aula, viveiros para animais e um ginásio que falta ser concluso.

Em seu auge de funcionamento, o parque chegou a receber 2,5 mil visitas mensais. Hoje, somente aos fins de semana, a circulação de visitantes chega a 200 pessoas. “O número de visitantes tem sido bastante expressivo. Isso representa cerca de quatro ônibus lotados de pessoas. E grande parte das visitas são de fora, de outros municípios, de outros estados e até de outros países que vem a Ituporanga conhecer o Parque”, comenta.

O atendimento aos sábados e domingos ocorre das 14h às 17h. “É importante que a comunidade saiba que mantemos o atendimento nesses horários aos fins de semana. Apenas não abrimos em dias de chuva, por conta das trilhas que são de deques e são escorregadias”, acrescenta Edson.

Durante a semana, a estrutura do Parque Ecológico também é aberta ao público. No entanto de segunda a sexta-feira o atendimento é de responsabilidade da Prefeitura e o horário de atendimento segue o horário de funcionamento da Secretaria de Agricultura e do Departamento de Meio Ambiente, que estão instalados no Parque. “Esses dois órgãos da Prefeitura já fazem o atendimento à população na estrutura do Parque e por isso já são responsáveis pela visitação também. Como a Prefeitura funciona hoje com turno único, de segunda a sexta-feira, o atendimento para a visitação também obedece esse critério e a estrutura fica aberta das 7h as 13h30”, conclui.

Adriane Rengel