Alto Vale

Iniciou ontem o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para as pessoas que tinham contas inativas e nasceram nos meses de janeiro e fevereiro. Na agência da Caixa Econômica Federal de Rio do Sul, que também atende correntistas de outros municípios do Alto Vale, a movimentação de pessoas começou antes mesmo das 8h, concentrando filas nas calçadas e ocupando as vagas de estacionamento em toda a via.

A CEF trabalha com seu contingente de funcionários para que haja agilidade nos atendimentos e informações repassadas às pessoas que necessitam de auxílio. Às 10h, horário de abertura da agência, a movimentação já estava tranquila, não demonstrando que haveria grandes tumultos ou demora no saque do benefício. Ressalva para a data de encerramento dos saques neste primeiro momento: 31 de julho.

Vele lembrar ainda, que hoje, excepcionalmente, mais de 1.800 agências da Caixa Econômica Federal de todo o Brasil estarão abertas, das 9h às 15h, para atender as pessoas que durante a semana não têm possibilidade de ir ao banco.

O dinheiro, que promete aquecer a economia, vem em boa hora para muitos cidadãos e o destino dado a ele é quase que unânime: quitar dívidas. Este é o caso do comerciante Carlos Amaral, de 42 anos, que planeja pagar as prestações das contas que adquiriu no fim do ano. “É um dinheiro que eu não contava, mas vai fazer um bem enorme”, comenta.

Já a aposentada do Estado, Julia Shaffer, de 63 anos, diz que utilizará o valor recebido para ajudar a família. “Boa parte será usada para [pagar] a faculdade de uma neta”.

Como sacar seu benefício

Cerca de 1,65 milhão de trabalhadores (34%) que têm conta poupança individual na Caixa (para a qual a transferência do dinheiro é automática, conforme decreto), ou são clientes do banco e autorizaram a transferência para sua conta corrente ou conta poupança conjunta no banco pelo site da Caixa, receberam o crédito em suas contas no banco nesta sexta-feira, sem precisar ir até uma agência para retirá-lo.

Mais de 1,2 milhão (25%) de pessoas que não são clientes do banco poderão sacar os valores utilizando o Cartão Cidadão (utilizado também para sacar o seguro-desemprego e outros benefícios sociais) no autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, dependendo do valor que têm a receber.

Valores até R$ 1.500 podem ser sacados nos caixas de autoatendimento do banco com a senha do Cartão Cidadão, enquanto o saque de valores de até três mil reais pode ser realizado com a senha do Cartão Cidadão no autoatendimento e também nas lotéricas e correspondentes Caixa.

Não é obrigatório ter o Cartão Cidadão para sacar o dinheiro depositado no fundo. Quem não tem o cartão deve retirar o dinheiro na boca do caixa da agência.

Como o tempo para o banco emitir o cartão é de até 30 dias, esperar para ter a comodidade pode não ser vantajoso para quem pode retirar o dinheiro a partir desta sexta. Quem já tem o cartão, mas esqueceu a senha, pode ligar no 0800 726 2017 e realizar um pré-desbloqueio de senha. Depois, basta ir até uma lotérica ou agência da Caixa para que a senha seja liberada para uso no mesmo dia.

Os demais trabalhadores que não são clientes da Caixa, e têm mais de três mil reais para receber, deverão necessariamente sacar os recursos na boca do caixa das agências do banco por medida de segurança, mesmo que tenham o Cartão Cidadão.

Airton Ramos