Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Já pensou a comprar um travesseiro e ainda ajudar a manter projetos sociais? Na Obra Kolping isso é possível. É que para manter a instituição durante a pandemia, um grupo de voluntários teve a idéia de fabricar o produto para vender e arrecadar dinheiro para manutenção da entidade. Nos outros anos alguns eventos eram realizados, mas agora, assim como diversos setores, eles também precisaram se reinventar.

O coordenador estadual da Obra Kolping, Fabian Granetto conta que a idéia surgiu no início da pandemia quando os voluntários estavam em casa e então começaram a fabricar. Segundo ele, até o momento não foram vendidas muitas unidades já que a venda foi iniciada na semana passada.
O valor por unidade do produto é de R$15. Para adquirir um travesseiro é necessário ir até a secretaria da Obra Kolping, localizada na rua Adolfo Kolping, nº 484, no bairro Canta Galo em Rio do Sul. Ao todo foram fabricadas cerca de 300 unidades e a expectativa é vender o maior número possível. “O valor arrecadado será utilizado para manutenção da Obra, custos administrativos e também para os projetos sociais que a gente realiza aqui”, destaca.

A Obra Kolping está em Rio do Sul há quase 50 anos, desde 11 de setembro de 1975 e possui cerca de 150 associados e voluntários na cidade. Em todos esses anos diversos projetos são realizados e alguns cursos disponibilizados gratuitamente. “Para esse ano não temos nada de atividades devido a pandemia, mas o curso de violão é gratuito, o curso de alemão está ocorrendo online com valor de R$90 a mensalidade, mas são apenas valores para manter a estrutura da instituição”, explica.

Fabian diz ainda que os as atividades oferecidas, são: curso de alemão, cidadania.com (projeto financiado pelo Itaú Social), Horta dos Haitianos, porque a entidade fornece o espaço para a plantação, curso de violão e o coral Kolping.

Sustentabilidade

Dentre os projetos executados na Obra Kolping estadual de Santa Catarina, um destaque é o projeto de sustentabilidade, Usinagem Kolping, que consiste em uma forma de manter a manutenção da estrutura administrativa. Uma usinagem mecânica que oferece vários tipos de prestação de serviços, como tratamentos térmicos, serviços de soldagem nos processos de eletrodo revestidos (inox e ferro fundido), fabrica variedade de engrenagens em perfil de dente reto, helicoidais, cônicas e coroas e serviços de montagem e manutenção em redutores, máquinas e equipamentos.
São cerca de 16 funcionários e um prestador de serviço. Muitos dos colaboradores que passaram desde a fundação, receberam a formação profissionalizante na entidade.