Alto Vale, Estado, Saúde, Social
Foto: Roberto Rengel Xavier

Cláudia Pletsch/DAV

Com as preocupações geradas pela pandemia muitas instituições sociais foram esquecidas em todo o estado, as doações diminuíram, mas não diminuíram os pedidos de ajuda, e esses pedidos mostram que o trabalho dessas instituições sempre foi muito importante, e que elas muitas vezes são responsáveis por abastecer de itens básicos as regiões mais necessitadas em todo o estado.

Um novo projeto vem buscando incentivar não só a doação, mas também o cadastro de empresas para pontos de coleta dessas doações. O projeto “Eu Voluntário” é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento social do estado, e promover atuação em rede que contribua com ações que promovam impacto social conectando voluntários e organizações que necessitam de apoio.

O projeto arrecada alimentos, produtos de higiene e limpeza, saúde e agasalho, em pontos de arrecadação distribuídos por todo o estado, esses pontos de arrecadação podem ser consultados pelo site fiesc.com.br/euvoluntario. Nesse site, a empresa interessada em receber um ponto de coleta de doações pode também fazer um cadastro gratuito, que passa por avaliação e sendo aprovado é divulgado no site da FIESC.

Em Rio do Sul, um dos pontos de coleta de doações é na FarmaSesi, que recebeu até agora cerca de 100 quilos de roupas e 45 quilos de alimentos. Segundo a Gestora da Unidade do Bairro Canta Galo, Juliana Rosa Bonfanti, a farmácia aceita doações também de produtos de higiene, limpeza e saúde, como itens médicos e hospitalares usados no combate à covid-19. “Aqui na farmácia nós temos as caixinhas com o nome das instituições que estamos arrecadando, então nossos clientes vem até a farmácia veem as caixinhas e muitas vezes trazem doações. Mas por enquanto não tivemos doações de produtos de higiene e limpeza”, explica.

A Casa de Apoio Amor Fraterno, a Associação Sorria Criança e Casa de Repouso Lar Vó Zika são algumas das instituições beneficiadas pelo programa. Os pontos de doação podem ser consultados no site fiesc.com.br/euvoluntario na aba “Ponto de coleta das doações”.