Cidade
Foto: Divulgação

O Instituto Federal Catarinense realizou nos dias 30 e 31 de março o Dia de Campo sobre produção de milho e silagem, incluindo a parte nutricional química das plantas e produtos biológicos para manejo de insetos e patógenos. O evento foi organizado com foco nos estudantes de agronomia e agropecuária, com apoio dos cursos, e aberto para produtores da região e visitantes externos.

Segundo a coordenação do evento, mais de 650 visitantes estiveram conhecendo e assistindo as palestras técnicas, em um momento voltado à troca de experiências e conhecimento na cultura do milho. De acordo com o professor Oscar Emílio Ludke Harthmann o Dia de Campo vai colaborar na formação dos nossos estudantes, bem como, aproximar ao IFC dos produtores e das empresas parceiras.

“Este evento apresenta técnicas diferenciadas e materiais específicos voltados a produção da silagem. Comparar sementes e formas de cultivos, além do preparo da terra, são alguns dos ingredientes que fazem o rendimento aumentar, com uma maior produção por hectare, significando mais alimentação animal”, explicou.

O Dia de Campo, realizado na área experimental do curso de Agronomia, contou com a visita do professor João Ricardo Alves Pereira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialista em silagem de milho, João Ricardo ministrou as palestras aos participantes, explicando na prática como se faz uma boa silagem, reduzindo os custos com a alimentação bovina.

A produtora rural de Presidente Getúlio e estudante de Agronomia do IFC, Caroline Heidemann, foi uma das participantes que aprovaram o formato do evento. Para ela, ter conhecimento técnico agrega na propriedade, pois melhora a qualidade da alimentação animal, reduzindo custos com suplementação. “O dia de campo mostra na prática como devemos fazer, um complemento do aprendizado da sala de aula”, enfatizou.

O evento contou com o apoio das empresas KNS, especialista em milho e silagem; Ballagro, que trouxe bioinsumos voltados a soja e a empresa ICL, que é específica de nutrição vegetal.