Alto Vale
Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa

Com a chegada dos dias mais quentes aumenta também o problema com os borrachudos em diversos lugares, sobretudo os mais próximos de córregos. Em Ituporanga, a prefeitura distribuiu através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente mais de 150 litros do Bacillus thuringiensis israelenses (Bti) para aplicação em 15 comunidades.

O secretário da pasta, Luiz Fernando explica que o município é bastante atingido pelo inseto e agora que os dias estão mais quentes é essencial planejar a aplicação. “O borrachudo causa muitos problemas tanto na área urbana quanto na área rural. Nessa campanha do controle dos borrachudos de 2020 a prefeitura está disponibilizando 155 litros do produto que faz controle e que não prejudica o meio ambiente e que funciona bem se aplicado corretamente”, revela.

Ele diz também que as comunidades já receberam o produto e que a primeira aplicação ocorre no próximo sábado (21). “O borrachudo causa muitos problemas tanto na área urbana quanto na área rural. Nessa campanha de 2020 a prefeitura está disponibilizando 155 litros do produto que faz controle e que não prejudica o meio ambiente e que funciona bem, se aplicado corretamente. Foram distribuídos em 15 comunidades do município. Cada comunidade elege uma pessoa, agricultor ligado a alguma família para fazer a aplicação deste produto”, revela.

Luiz diz que a campanha para controle dos borrachudos é realizada anualmente e que este ano a campanha foi iniciada na semana passada. “Iniciamos no dia 11 como é feito todo ano. A campanha de aplicação de produtos para controle do borrachudo acontece nessa época de primavera/verão porque é o período em que ocorre normalmente a postura dos ovos e como consequência o desenvolvimento do inseto”, explica.

O secretario fala também sobre a importância da aplicação correta do BTI para obter melhores resultados. Segundo ele há vários critérios e um deles é a condição do tempo. “A aplicação é feita de maneira uniforme em água corrente e em todas as comunidades. Além disso, serão feitas duas aplicações, a primeira será no dia 21 de novembro e a segunda após 15 dias da aplicação e se der problema com chuva haverá uma terceira aplicação. A aplicação do inseticida biológico está ligada a uma série de fatores, se tiver previsão de chuva vamos alterar a data, mas duas coisas são muito importantes porque todas as comunidades deverão fazer a aplicação no mesmo dia e pelo que aconteceu em anos anteriores a campanha foi um sucesso e esperamos que a comunidade seja menos atingida pelo inseto”, enfatiza.

Luiz revela ainda que após entrega do produto foi formado um grupo através de um aplicativo de mensagens incluindo as pessoas indicadas para aplicação a fim de dar suporte técnico e sanar dúvidas. “Esse produto já foi entregue e nós estamos com o contato de todas as pessoas que farão a aplicação onde nós vamos enviar informações gerais e tentar tirar dúvidas das pessoas que farão aplicação. Caso haja dificuldade faremos presencialmente. Estamos evitando reuniões em função da pandemia que estamos enfrentando, mas será dado apoio técnico para que o produto tenha efeito e atinja os objetivos”, completa.

Apesar da campanha anual de entrega do BTI, a Administração Municipal fala também sobre a necessidade de preservação dos rios, recomposição da mata ciliar e promoção de melhorias ambientais para ajudar no combate ao borrachudo.