Alto Vale
Foto: Divulgação

A Administração de Ituporanga, por meio da Secretaria de Saúde, segue incentivando a doação de sangue e no último sábado levou mais de 20 doadores até o Hemocentro em Lages. Uma outra ida já está programada para o dia 9 de julho e a intenção é continuar sensibilizando a comunidade de que uma única doação pode salvar várias vidas.
Para a doação a Secretária de Saúde custeou o transporte do grupo, que saiu da Terra da Santa e da Cebola por volta das 5h, e também o almoço dos doadores que foram até a Serra.

Segundo o Hemosc de Lages com a pandemia houve uma diminuição significativa no número de doações, mas o consumo de sangue nas unidades de saúde é diário e contínuo. Outra situação que tem afetado os estoques é a infestação do mosquito causador da dengue registrada em várias cidades de Santa Catarina.

O sangue é insubstituível e fundamental em cirurgias e outros procedimentos para preservar a vida humana e o Hemocentro precisa manter um estoque de segurança de todos os tipos sanguíneos, para que seja possível atender as emergências, cirurgias e transplantes. A única forma de garantir um suprimento suficiente de sangue seguro é por meio de doações regulares.

Para doar é necessário ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, já doadores com idade de 16 e 17 anos são aceitos mediante a presença e autorização formal dos pais ou responsável legal, pesar acima de 50 kg, apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista e estar saudável.

Para mulheres o intervalo entre as doações é de 90 dias, ou seja, é possível fazer três doações por ano. Já para os homens o intervalo é de 60 dias, podendo realizar quatro doações por ano.