Alto Vale

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

O Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas de Ituporanga, com o objetivo de trabalhar a prevenção às drogas no município, busca constantemente ações voltadas para tal finalidade que envolvam toda a comunidade, por isso, respeitando às restrições impostas pelos decretos vigentes começou a ser realizada nesta semana uma gincana envolvendo escolas de toda a rede de ensino da cidade. A previsão de término das atividades é 2 de julho.

Há alguns anos, o Conselho Municipal realiza o Festival Esportivo em alusão ao dia 26 de junho. No entanto, em razão da situação de emergência em Saúde, esse ano, assim como em diversos setores, foi necessário reinventar ações.

“Dessa forma faremos uma gincana esportiva e cultural, envolvendo todas as escolas do nosso município, incluindo, estaduais, particulares e municipais. A Gincana é uma iniciativa do Comad em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Coordenação Regional de Educação”, explica a presidente do Conselho, Gabriela Beling.

A competição entre colégios poderá envolver estudantes, pais e professores. Estão previstas até o momento pelo menos 16 atividades que devem resgatar o esporte do município. Além disso, disputas culturais também vão movimentar a gincana.

“Entre elas contém resgate histórico do esporte em nosso município, tarefas de cunho social, cultural, esportivo. Teremos ainda dança típica, paródia, circuito esportivo, confecção de um mascote para o Comad. Lembrando que as atividades da gincana serão realizadas pela equipe escolar, podendo envolver, professores, alunos e pais”, explica.

Gabriela enfatiza ainda que o objetivo da gincana, além de marcar o Dia de Combate às Drogas é promover a prevenção, através de atividades esportivas, culturais e do conhecimento, bem como possibilitar a integração entre os estudantes, equipe escolar e pais, estimulando o convívio entre os grupos e possibilitando o trabalho em equipe.

“A nossa Gincana iniciou em 24 de maio com término previsto para dia 2 de julho. Cada tarefa concluída terá pontuação e o vencedor geral será a escola que contabilizar o maior número de pontos ao final da gincana. Haverá troféu de 1º 2º e 3º lugar, e de participação para as demais escolas. Enquanto equipe Comad, estamos bem entusiasmados, com a receptividade da Secretaria Municipal e Coordenação Regional de educação, bem como de todas as escolas visitadas, aderindo a campanha de forma positiva e com muita empolgação”, completa.