Alto Vale
Foto: Divulgação

 

Jorge Matias

 

A instalação de uma nova área industrial para Ituporanga está sendo discutida pela Administração Municipal. A pauta foi abordada na Câmara de Vereadores, e o espaço deve receber a infraestrutura por parte da prefeitura como incentivo. A área industrial está localizada no Faxinal da Vila, com acesso à Rodovia SC-350, que é corredor de acesso ao Litoral e a Serra Catarinense. Uma reunião tratando sobre o assunto foi realizada nessa semana e o encontro contou com a presença de vereadores, empresários e o prefeito em exercício, Gervásio Maciel.

Segundo o presidente da Câmara Vereadores de Ituporanga, Adriano Coelho, esse novo local vem atender a uma necessidade do município, de gerar novas vagas de emprego. “São áreas aptas para o Distrito Industrial, houve uma préconversa, mas todos estão de acordo em fazer uma espécie de parceria, com a prefeitura disponibilizando a infraestrutura necessária, para que os proprietários dessas terras possam fazer a venda dos terrenos diretamente às empresas interessadas em se instalar e expandir aqui em Ituporanga”, explicou.

 

O terreno que será destinado à nova área industrial do município é dividido em quatro lotes. Conforme Maciel, o projeto inicial conta com 400 mil metrôs quadrados e não será necessário realizar o processo de desapropriação. “O Poder Executivo se propôs a auxiliar na busca de recursos para que as empresas possam adquirir seus próprios terrenos”, comenta.

 

O vereador Adriano Coelho diz que junto a instalação do Distrito Industrial será feito um novo contorno viário que deverá beneficiar inclusive o trânsito de Ituporanga, com uma nova saída para a SC-350. “Inclusive, entre os empresários que estavam na reunião, a colocação de um deles me chamou a atenção, por ter se prontificado a instalar um nova ponte por conta e custo dele, que será necessária nas proximidades de uma cerealista, caso a administração de fato regularize a área como industrial e dê a infraestrutura necessária”, comentou.

 

Atualmente Ituporanga conta com o Distrito Industrial situado às margens da SC-110 que dá acesso ao município de Petrolândia. No entanto, o local não comporta novas empresas, surgindo a necessidade de uma nova área com essa finalidade para expansão das indústrias. A alegação dos vereadores é que sem espaço disponível, Ituporanga tem perdido a instalação de grandes empresas para municípios vizinhos, como é o caso de Aurora.