Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Com a evolução dos casos de Covid-19 em Ituporanga, o município tem apostado em blitzes sanitária para conscientizar os motoristas. De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação é necessária para que a população siga protegida e informada, e também faz parte das medidas de enfrentamento estabelecidas pelo comitê de crise.

As blitzes estão sendo realizadas desde o dia 27 de maio e a última aconteceu nessa semana no bairro Gabiroba. No início, o intuito além de orientar motoristas para os cuidados de prevenção era fazer acompanhamento sanitário de pessoas vindas de outras regiões para a safra de cebola e que poderiam passar pelo local.

Segundo informações repassadas pela assessoria de comunicação, a Vigilância Epidemiológica esteve no local e cerca de sete testes rápidos foram realizados em pessoas que se enquadravam nos critérios, mas todos tiveram resultado negativo. Além dos exames, materiais educativos também foram distribuídos pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil. “A gente vem orientando e pede que a população entenda nosso papel enquanto saúde. Ainda estamos em uma situação de risco potencial gravíssimo aqui na região do Alto Vale do Itajaí e pedimos que as pessoas tomem cuidados redobrados, seguindo as normas sanitárias”, afirmou Elisângela Scheidt Roncálio, secretária de Saúde de Ituporanga.

Para o comandante da 4ª Companhia do 13º Batalhão de Polícia Militar, Vanilo Vignola, a união entre diversos órgãos da cidade está dando certo. “Nós apostamos nas parcerias entre os órgãos, elas têm uma grande importância no sentido de que a gente possa monitorar, abordar as pessoas e verificar as condições de saúde delas. Então são ações que tem importância, a gente pede para que as pessoas busquem se sensibilizar, que acatem os regramentos, realmente para que a gente possa dar andamento de forma firme no combate ao coronavírus”, explicou o comandante.
Ainda de acordo com informações da assessoria de comunicação, equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Rodoviária Estadual, Polícias Militar e Civil também participaram e aferiram a temperatura daqueles que transitavam.

As blitzes sanitárias devem continuar sendo realizadas, sempre em pontos alternados, horários e lugares diferentes, para conscientizar a população do perigo que é o vírus.

Até a última atualização na noite desta quinta-feira(27), o boletim de casos covid apresentava 342 casos confirmados, sendo que 34 estavam ativos, 303 recuperados e o número de óbitos era cinco.