Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Claudia Pletsch / DAV

Desde o início da pandemia até a tarde dessa quarta-feira (17) Ituporanga já registrava 26 óbitos, mas foi na terça-feira (16) que cinco pessoas acabaram morrendo em apenas 24 horas, todas contaminadas por covid-19. O prefeito, Gervásio Maciel chegou a decretar luto oficial de três dias já que as vidas perdidas foram inclusive de mãe e filho no mesmo dia.

Em menos de 24 horas o Hospital Bom Jesus noticiou a morte de cinco pessoas, foram um homem de 50 anos, outro homem de 52 anos, uma mulher com 62 anos e mãe e filho que faleceram com poucas horas de diferença: a mãe com 77 anos e o filho de 44 anos.

Nas redes sociais da Prefeitura de Ituporanga o prefeito Gervásio Maciel publicou um apelo nas redes sociais, no qual pede conscientização. “É muito triste para todos nós e em virtude disso estamos prestando nossa homenagem póstuma de três dias de luto para dar também exemplo a todas as famílias de Ituporanga”, comenta.

Ele explica também que busca alternativas para ajudar o Hospital Bom Jesus já que a Unidade está sobrecarregada e com todos os equipamentos inclusive de auxílio para ventilação mecânica em uso. “Nós estamos com todos os recursos já esgotados aqui em Ituporanga para socorrer as pessoas, e para tanto estamos até com audiência com o secretário estadual da Saúde para buscar mais apoio não só de recursos financeiros como de equipamentos, de poder ampliar e ver o que temos que tomar de providencias de precaução para minimizar esses problemas e não chegar ao final derradeiro que é triste que é a morte de mais alguém da nossa cidade”, disse.

A mãe e o filho que acabaram falecendo no mesmo dia moravam na comunidade de Rio Batalha e a mulher havia sido internada em leito clínico do Hospital Bom Jesus no início na última semana e aguardava vaga na UTI. Da mesma forma o filho de 44 anos havia sido internado nessa segunda-feira e também aguardava por leito. No início da noite de hoje de terça-feira, quando os óbitos foram registrados, haviam 30 pacientes internados com complicações da doença e vinte deles intubados, seis pacientes aguardavam leitos de UTI.