Alto Vale
Foto: Divulgação

A semana encerrou com troca no comando da Secretaria de Saúde de Ituporanga. A primeira dama do município Neide Sorbara Maciel, que estava a frente da pasta desde o início do mandato pediu exoneração na quarta (31). Quem assumiu nessa quinta (01) o comando da secretaria é Aline de Abreu Postais, servidora de carreira que já atuava na Secretaria de Saúde em Ituporanga.

A troca no comando da secretaria de acordo o prefeito Gervásio Maciel ocorreu devido a uma denúncia no Ministério Público que questionou o fato da primeira dama estar a frente da pasta. “Na denuncia há o questionamento que a Lei Orgânica do município não permite. Em outros mandatos, situações semelhantes aconteceram e houve inclusive a manutenção dos cargos. Mas nós pra não criarmos caso, e não abrir processo, a secretária resolveu pedir exoneração para não atrapalhar ainda mais o andamento dos trabalhos, até porque a saúde, nesse momento de pandemia precisa celeridade”, explicou.

À frente da pasta por três meses, Neide Sorbara Maciel deu prioridade para a organização da secretaria e implantação de novos projetos. Foi de iniciativa da secretária a implantação do Atendimento Noturno, a contratação de novas agentes de saúde, a reorganização das equipes nos postos de saúde para dar agilidade aos atendimentos e também a implantação de monitoramento mais efetivo aos pacientes covid. Outro projeto que estava em fase de estudo era a implantação da Policlínica.

Ao deixar a secretaria, a primeira dama afirmou que sai da pasta com a sensação de dever cumprido. “Estou muito satisfeita por tudo o que pude fazer e por cada pessoa que pude ajudar. Mas é uma pena. Quem perde com isso é a população de Ituporanga, tinha muitos projetos ainda pra colocar em prática. Eu gosto da saúde e todo trabalho que eu vinha fazendo era pensando na população. Quero agradecer também a toda a equipe que me ajudou nesse período”, comentou.

A nova secretária, Aline de Abreu Postais que tomou posse nesta quinta (01) já trabalha na área da saúde a mais de 10 anos e tem experiência em vários setores na secretaria da saúde. “Eu já venho desde os 18 anos trabalhando na área da saúde aqui em Ituporanga. Comecei junto com a dona Neide, na outra oportunidade em que ela foi secretária de saúde aqui no município. Acredito que tenho boa experiência e a saúde é a prioridade dessa administração sei da minha responsabilidade, e acredito que venho somar com a equipe que já vem desempenhando um bom trabalho.

Com relação aos projetos, a nova secretária afirma que vai dar sequência ao que já vinha sendo executado. “Dona Neide vinha desenvolvendo um bom trabalho, muitos projetos interessantes para nossa população estavam sendo implantados e com certeza vamos dar sequencia, aprimorando cada vez o atendimento a nossa população”, finalizou.

Na Secretaria de Saúde Aline já foi coordenadora da Estratégia da Saúde da Família, responsável pelos agendamentos de exames e tratamento fora domicílio. A nova secretária teve passagem também pelo Hospital Bom Jesus (HBJ) onde exerceu a função de faturista.