Alto Vale

Na última quinta-feira (23) a Vigilância Epidemiológica recebeu a informação de que uma moradora de Ituporanga realizou teste rápido para covid-19 em laboratório particular. A mesma obteve resultado positivo e está imune à doença. A pessoa já se encontrava em isolamento desde o início dos sintomas e não representa risco de contaminação. Dessa forma, o município de Ituporanga conta até este dia 24 de abril com três casos positivos para Covid-19.

A Prefeitura ressalta à toda população que as medidas de higiene das mãos, uso correto de máscaras faciais e distanciamento social, são as melhores formas de prevenção da doença. Além disso, deve-se proteger os mais vulneráveis como idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas como diabetes, obesidade, asma, enfisema pulmonar, entre tantas outras, de forma que se puderem permanecer em casa estarão mais seguros.

O vírus já mostrou que está circulando na cidade. A Prefeitura e a Secretaria de Saúde da cidade agradecem a todos que estão seguindo as medidas de segurança e se colocam à disposição para maiores esclarecimentos. Um aviso importante é que os laboratórios privados que realizam exames de importância epidemiológica, devem comunicar as autoridades de saúde (vigilância epidemiológica municipal), conforme Portaria de Consolidação n° 4, de 28 de setembro de 2017. O descumprimento de norma sanitária pode gerar autuação.