Alto Vale
Foto: Divulgação

Estamos iniciando mais uma safra de cebola e a contratação de mão de obra para efetuar o plantio preocupa a Administração de Ituporanga por conta da propagação da COVID-19. Nesse sentido a Secretaria de Saúde com o apoio dos Agentes de Saúde, fará o acompanhamento dos empregados por meio de um cadastramento.

Cada agricultor receberá um material informativo e deverá preencher um cadastro informando a quantidade de empregados e como está a situação de saúde de cada um deles. De acordo com a Secretária de Saúde de Ituporanga Aline de Abreu Postais, aqueles trabalhadores que se enquadrarem nos públicos que já tem acesso a vacina devem ser encaminhados para receber a primeira dose e aqueles que tiverem algum sintoma gripal devem fazer teste.

“Nossa intenção é fazer o monitoramento desses trabalhadores para evitar a propagação da doença. Nos casos em que for constatado que algum dos empregados está com sintomas ou que positivarem a recomendação é que seja cumprido o isolamento, para que não ocorra uma infecção em massa, nem entre os empregados e nem entre os próprios agricultores que estão contratando”, explica a secretária.

Ainda entre as orientações no caso de alojamento conjunto, deve ser obedecido o distanciamento de 1,5m entre as camas, promover limpeza e aeração do ambiente.

Para o prefeito Gervásio Maciel cada um fazendo a sua parte é possível darmos sequencia a mais uma safra sem que ocorra o aumento de casos. “Nossa preocupação é com a saúde de quem vem trabalhar e também quem está contratando. Sabemos que precisamos dessa mão de obra, e que muitas vezes vem de outro estado. Por isso nossa parte estamos fazendo, deixando nossa estrutura da saúde a disposição e o que pedimos é a compreensão dos agricultores para que juntos possamos iniciar a safra de forma tranquila”, completou o prefeito.

SINAIS E SINTOMAS DE COVID-19 PARA SEREM OBSERVADOS:
• Dor de garganta, tosse seca, dor nos olhos, dor no corpo, febre (temperatura acima de 37,8°c), coriza;
• Dor abdominal, diarreia, náuseas e vômito;
• Dor de cabeça
• Cansaço, perda do apetite
• Perda de olfato e paladar

(No caso de três sintomas ou mais sintomas encaminhar para testagem)