Política
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

O vice-prefeito do município de Vitor Meireles, no Alto Vale do Itajaí, Ivanor Boing anunciou a pré-candidatura a deputado estadual. Ele deve disputar as eleições de 2022 pelo Partido dos Trabalhadores, no qual é filiado desde os 18 anos de idade e fala da importância da representatividade.

A trajetória de Ivanor na política começou em 1993 quando foi vereador do município. Mais tarde ocupou o cargo de secretário de Agricultura e Meio Ambiente, foi eleito prefeito em 2008 e atualmente é vice.

Segundo o político, ele resolveu colocar o nome à disposição após receber o convite de amigos e outras lideranças. “É um desejo meu concorrer a deputado estadual, dado ao fato de já ter passado pelos demais cargos políticos a nível municipal aqui em Vitor Meireles. Se o partido entender que o meu nome está à altura para representar o partido nesta condição de pré-candidato a deputado pelo PT na região do Alto Vale, eu serei”, explica.

Questionado sobre a importância de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ele respondeu que espera uma renovação dos nomes e defendeu a necessidade de representantes que conheçam as demandas do Alto Vale. “Espero que seja uma eleição renovadora, que seja eleição de renovação de nomes e lideranças para a Alesc”, ressalta.

Segundo Ivanor, a região é composta de 28 municípios divididos entre os mais urbanos e rurais. Para ele é necessário criar políticas que beneficiem ambos os grupos, mas enfatizou a importância da agricultura familiar e linhas de apoio ao jovem homem do campo. “Os municípios mais rurais que têm mais forte a agricultura, precisam de apoio para que o nosso jovem homem do campo continue produzindo os alimentos. Para os municípios mais urbanos, para que haja o desenvolvimento é preciso sempre pensar no trabalhador e incentivar a geração de emprego”, destaca.

Perguntado sobre demandas urgentes no estado, ele falou sobre a falta de ligação asfáltica entre regiões e ajuda para os pequenos hospitais. “Uma bandeira que vou levantar sempre é que o nosso Alto Vale tem poucas ligações asfálticas entre municípios. Se olharmos a região Oeste, por exemplo, os municípios são mais interligados e aqui a maioria tem uma só. Nós do Vale-Norte não temos ligação asfáltica com o Vale–Oeste. Os nossos municípios precisam de representação política para que possamos trabalhar com mais força. Outro ponto que precisa de um olhar especial é a Saúde, uma área que sempre requer muita atenção. Nós temos pequenos hospitais nos municípios e que têm dificuldade para se manter, então é necessário olhar para isso também”, avalia.

Ivanor ainda afirma que o partido, na região do Alto Vale, definiu quatro nomes, dois pré-candidatos a deputado estadual e dois a federal. “Nós temos quatro pré-candidatos, dois a estadual, eu (Ivanor Boing) e o Rodrigo Preis. Para federal, Angélica Marques e Manoel Fernandes Bittencourt. Desses quatro nomes devem sair dois, um estadual e outro federal. Mas no decorrer desse ano vamos construir e tomar a melhor decisão para ver quem vai representar”, finaliza.