Esporte
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Com o novo protocolo elaborado pelo Governo do Estado, que permite a volta do público nas competições esportivas, o Rio do Sul Futsal vai entrar em quadra pela Liga Catarinense nesta sexta-feira (24) com o incentivo da sua torcida. O número será limitado a 500 pessoas e os ingressos serão vendidos somente de forma antecipada.

O dirigente do time, Eduardo Freitas, comenta que esse foi um momento esperado por quase dois anos e que o público terá que se adaptar a uma nova realidade, seguindo regras mais rígidas, mas que vão permitir a retomada com segurança para todos. “A expectativa era muito grande para que isso acontecesse, então pedimos para que todas as pessoas que forem ao ginásio cumpram esse protocolo que teremos que seguir a risca. Não queremos ter um retrocesso. Tem muitas coisas que não concordamos, mas a gente tem que seguir”, disse.

Entre as regras estão a limitação no número de torcedores que poderá ser de no máximo 500 pessoas, uso obrigatório de máscara e a saída do público local por blocos anunciados com sistema de som. A comercialização de bebidas e alimentos está liberada, mas o consumo não pode acontecer diretamente no bar. “Também não podemos vender ingressos na hora do jogo, então eles serão vendidos antecipadamente até a abertura dos portões, às 18 horas”, explica.

A partida acontece no Ginásio Municipal Artenir Werner, às 20h e o Rio do Sul Futsal vai enfrentar o time de Capinzal. Duda comenta que a expectativa para o confronto é bastante positiva. “Viemos de um empate em 4 a 4 com a equipe de Saudades, no Oeste do estado, e estamos hoje na terceira colocação do campeonato. Se ganharmos de Capinzal, e a próxima partida contra o Pinhalzinho acabamos a primeira fase em primeiro na colocação geral, o que é importante para podermos trazer os jogos decisivos para Rio do Sul”.

Os ingressos para a partida desta sexta-feira estão sendo vendidos a R$ 10,00 na Arena Duda.

Volta da Liga Riossulense de Futebol

Eduardo Freitas também é vice-presidente da Liga Riossulense de Futebol e na entrevista falou da expectativa pelo retorno da competição que deve voltar de forma escalonada. “A gente sabia que fazer um campeonato amador sem público seria inviável, não tem como, então com essa liberação da volta, o retorno da Liga deve acontecer ainda este ano”, disse.

Ele revela que atualmente a Liga Riossulense tem mais de uma categoria: a série A, série B e a Veteranos que deve ser a primeira a retornar. “Queremos começar com os veteranos porque é um pessoal mais velho e todos já estão com as duas doses da vacina e com eles faremos um evento teste. Já a Série A e B teremos uma reunião para discutir na semana que vem se todos voltam esse ano ou se esperamos o próximo ano”, finaliza.