Esporte
Foto: Arthur Hoffmann

A Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul terá três atletas representando a Seleção Catarinense na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 15 a 17 anos. O evento, que começa nesta quinta-feira (16) e segue até o domingo (19), acontece em Brasília e envolverá mais de seis mil pessoas. A supervisão e organização da competição são do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Disputam a maior competição esportiva escolar do Brasil a mesatenista Ranifer Meurer, a ciclista Vitória Claudino e João Dalandrea, que compete no lançamento do disco. Para participar da competição, eles venceram as etapas estaduais dos Jogos Escolares. Além do atletismo, tênis de mesa e ciclismo, o evento também terá atletas na natação, handebol, judô, luta olímpica, vôlei, vôlei de praia, xadrez, badminton, basquete, futsal e ginástica rítmica.

Todas as atletas que competem representam uma instituição de ensino. Ranifer e João estudam na EEB Paulo Zimmermann e Vitória na EEB Navarro Lins. As chances de resultados positivos são boas, conforme explicou o superintendente da FMD, Jeberton Fermino. Ele citou o histórico positivo dos atletas, lembrando que nesta temporada João já conquistou o título do campeonato brasileiro em sua categoria, além de estar treinando muito bem.

“Todos os atletas estão em ritmo de competição. A Ranifer participou dos Jogos Abertos e tem boas chances na competição, assim como a Vitória, que tem experiência em competições nacionais. São atletas com ótimos resultados durante o ano, estamos torcendo para que eles tenham um bom desempenho”, comentou.

Tendo como principal objetivo a inserção social dos jovens através do esporte, os Jogos Escolares também se consolidaram como o mais importante evento de detecção de talentos para o esporte nacional. Na delegação brasileira dos últimos Jogos Sul-americanos da Juventude, disputados em outubro deste ano, 53 atletas eram provenientes da competição escolar. O Brasil conquistou 152 medalhas na competição e muitos destes atletas estarão em Brasília. Além disso, a competição se credencia por revelar diversos talentos que representam o Brasil nas Olimpíadas.