Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

Na última semana, as redes sociais tiveram diversos compartilhamentos elogiando o trabalho de Jaciara Oliveira como cantora e compositora. A jovem de 23 anos que mora na cidade de Imbuia lançou a canção romântica intitulada como “Saudade”, uma música autoral que teve direito inclusive a clipe de lançamento.

A cantora fala com orgulho sobre o trabalho que está disponível em várias plataformas digitais. “Esse é um sonho que começou a ser realizado porque pretendo continuar. A música é minha paixão, minha vida. Uma forma de expressar sentimentos e conseguir tocar o coração de outras pessoas. Gravar essa música em áudio e vídeo significa muito, eu sou grata por todas as pessoas que me ajudam, pelos amigos que acompanham o meu trabalho e que sabem o tamanho disso tudo na minha vida”, diz.

A trajetória de Jaciara na música é longa. Desde criança ela se dedica às aulas de música para aperfeiçoar o talento e realizar o sonho do reconhecimento através do canto. “Sou natural de Ituporanga, mas moro em Imbuia. Comecei a fazer aulas de violão na escola Aleixo Dellagiustina ainda em Ituporanga e depois em 2009 mudei para a Imbuia, passei um tempo sem tocar e mais tarde retomei as aulas em uma escola daqui e em 2017 entrei na Fundação Cultural de Rio do Sul para fazer aulas de canto e violão”, revela.

Para adquirir experiência nos palcos, a cantora teve apoio da família, dos amigos e também da Fundação Cultural em Rio do Sul. “Lá eles sempre fazem eventos e dão oportunidade aos alunos para que se apresentem ao público e isso é muito importante”, afirma.

Ela diz ainda que a paixão pela arte e a vontade de melhorar o trabalho a fez ingressar também em uma licenciatura em música. “Não lembro direito como comecei a compor, faz tempo. Sempre gostei de escrever, textos, poesias e depois de um tempo comecei a escrever e colocar melodia para transformar em música. Hoje já uso conhecimento teórico do canto, do violão, da faculdade para ajudar nas composições, colocar os acordes e desenvolver o a melodia”, conta.

Questionada sobre a inspiração para a composição romântica, que diz “Talvez um belo dia a gente quebra esse gelo pra que eu possa matar essa saudade absurda”, ela diz que não algo específico, mas que normalmente escreve sobre assuntos cotidianos. “Tem músicas que eu escrevo e que são sobre momentos da minha vida, outras que são sobre coisas que observo, mas são temas diversos. Essa música do clipe ‘Saudade’ foi a primeira que gravei”, explica.

A jovem revela também que sempre acompanhou o trabalho de artistas da região e que de certa forma serviu como incentivo. “Há alguns anos atrás, eu gostava muito de acompanhar o pessoal da região que cantava. Algumas canções autorais e vídeos eu lembro bem, cheguei a decorar algumas letras e todas essas pessoas fazem parte do que eu sou hoje”, comenta.

Para acessar o vídeo e conhecer o trabalho de Jaciara Oliveira, basta entrar no canal do You tube ou acessar as suas redes sociais. “Eu compartilho tudo no instagram, facebook e no you tube, então fica fácil de acessar. A música também está disponível em outras plataformas, mas essas são as mais comuns, então, se alguém quiser conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho é só entrar lá, começar a seguir e acompanhar o que posto”, completa.