Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

A jovem Ituporanguense Vitória Cristina Amancio lançou nesta semana o seu segundo livro, “Coração de Jade”, trata-se da continuação do seu primeiro livro infantojuvenil “Olhos de Jade”, publicado entre o final de 2019 e início de 2020. Do lançamento oficial, na Biblioteca Municipal, participaram amigos, familiares da escritora e autoridades.

Com apenas 20 anos, esta já é a segunda obra de Vitória que começou a escrever com 12 anos, por diversão. “Eu não diria que foi bem um trabalho, eu escrevia muito por diversão, era um passatempo. Então, aos 15 anos terminei de escrever “Olhos de Jade” e quis publicar”, comenta.

A escritora ainda afirma que o processo até a publicação não foi tão simples e que quase caiu em golpes até conseguir assinar contrato com uma editora. “Foi um longo processo até eu finalmente ficar feliz com o resultado da escrita e revisá-lo várias vezes. Então segui para a publicação e também foi difícil porque demorei muito para entender o mercado literário, descobrir como funcionava. Quase levei um golpe, mas aos 17 anos assinei o contrato com a editora Pendragon e agora estou lançando o segundo com eles também”, explica.

Questionada sobre a venda dos livros, Vitória explica que conseguiu um ótimo resultado e que espera que o segundo livro tenha o mesmo desempenho.

“Eu perdi a conta de quantos livros vendi, mas estou quase esgotando a terceira tiragem de ‘Olhos de Jade’. Na editora Pendragon os livros estão esgotados pela segunda vez este ano. O ‘Coração de Jade’ tem vendido muito bem também, o que me deixa muito feliz, pois muitas pessoas estão me procurando para adquirir a continuação e eu nem sabia que tantas pessoas conheciam a Jade”, destaca.

As crônicas de Jade contam uma história que se desenvolve a partir da morte do tio de Jade, que lhe deixa um livro que deveria esclarecer muitas dúvidas, mas que acaba gerando ainda mais. Já a continuação mostra Jade, a protagonista, mais velha, em busca de liberdade e lutando pelo acredita no mundo a qual pertence.

As obras estão disponíveis em algumas plataformas digitais. Para adquirir basta acessar a loja da editora Pendragon, Amazon, Submarino, Americanas, Shopee e através do site vicavitoria.com.br. Quem preferir também pode adquirir o E-book.

Sobre a escritora Vitória

Vitória é uma jovem que vive no Alto Vale e que além de escrever desenvolveu uma paixão pela Língua Brasileira de Sinais- Libras. Ela dedica o seu tempo à escrita e ainda trabalha como professora bilíngue, em Ituporanga. “Eu sempre amei escrever, e essa era minha única certeza de vida, mas na hora de escolher uma faculdade era sempre um nervosismo. Então caí de paraquedas em Letras-Libras, e cheguei a cogitar trocar de curso algumas vezes, mas depois de aprender a língua e ter algumas experiências na área, a Língua Brasileira de Sinais se tornou um amor, assim como a escrita na minha vida. Acho até que às vezes me expresso melhor em sinais do que em português”, completa.