Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Rafaela Correa/DAV

A Associação Renal Vida lançou a campanha “Juntos Protegemos Vidas”. O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal para pacientes que necessitam de ajuda. A ação foi iniciada no dia 01 de agosto e vai até 30 de setembro.

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus houve um crescimento no número de pessoas em situação de vulnerabilidade. A assistente social da unidade de Rio do Sul, Elisabete Itajiba, diz que é muito importante manter alimentação adequada como forma de complementar o tratamento. “A nossa intenção é atender todos eles. Aqui em Rio do Sul, nós atendemos pessoas de todo o Alto Vale. São 17 pacientes com famílias nessa situação e manter a alimentação adequada e família com suas necessidades atendidas faz parte dos cuidados domiciliares”, contou.

De acordo com a Associação são aproximadamente 900 pacientes em hemodiálise/diálise em todas as unidades. Destes, cerca de 140 necessitam de maior atenção do serviço assistencial e 87% dos atendimentos realizados pela Associação são provenientes do SUS. Por este motivo a campanha arrecadação de insumos ou recursos financeiros para aquisição de cestas básicas foi desenvolvida.

Elisabete destaca ainda que com a crise trazida pela pandemia, alguns dos que se enquadram na situação de vulnerabilidade estão enfrentando dificuldades para receber os seus benefícios.  Outros tiveram uma queda na renda mensal, já que os familiares ficaram desempregados.

A campanha ocorre nas cinco unidades da Associação (Blumenau, Brusque, Itajaí, Rio do Sul e Timbó). Os interessados podem procurar a Renal Vida e fazer a doação. “Pode ser qualquer alimento não perecível, produtos de higiene, como: sabonete e creme dental, produtos de limpeza doméstica para enfrentamento à Covid-19, sabão em pedra, água sanitária e álcool em gel 70%”, finaliza.

Confira alguns dos pontos de coleta:

Associação Renal Vida, Sesi, Senai.