Cidade
Foto: Divulgação

Jovens que completaram 18 anos em 2020 e que fizeram o alistamento militar em Rio do Sul ainda não tem prazo para receber o certificado de dispensa de incorporação. Com as regras da pandemia do Covid-19, a realização de eventos públicos com grandes aglomerações possuem restrições na cidade e torna-se inviável.

A prefeitura de Rio do Sul analisa junto ao Exército a possibilidade de realização de eventos menores, seguindo todas as regras sanitárias impostas pelas autoridades de saúde. Mas isso terá custos, logística e dependerá de fatores externos como agenda e a classificação de risco da região do Alto Vale do Itajaí. O exército obriga o município a fazer ato formal de juramento à bandeira e cerca de 320 pessoas estão inscritas para a edição deste ano.

Para quem fez o alistamento, é preciso aguardar comunicado da Junta de Serviço Militar de Rio do Sul, principalmente pelas redes sociais da prefeitura de Rio do Sul. Quem fez o alistamento até o dia 30 de setembro e ainda não pagou a taxa cobrada para emissão do certificado, deve procurar a junta de serviço militar para retirar a guia. O valor é de R$ 4,67.

Aqueles que fizeram a inscrição para o serviço militar após o dia 30 de junho, data em que foi prorrogada a inscrição por conta da pandemia, o juramento já fica automaticamente marcado para o ano de 2021.