Cidade
Foto: Divulgação

Reportagem: Cláudia Pletsch/DAV

O projeto arquitetônico para a construção de um novo prédio que deve abrigar o Lar da Menina de Rio do Sul já está sendo finalizado. A obra avaliada em mais de R$ 1 milhão deve garantir mais comodidade para as cerca de 30 crianças de todo o Alto Vale que são abrigadas na instituição.

A construção do novo prédio do Lar da Menina é um anseio antigo da direção. De acordo com o administrador da instituição, Patrick Münzfeld, a nova sede deve ter mais de mil metros quadrados e será construída no mesmo terreno onde fica a instituição atualmente. O prédio deve abrigar os quartos, sala, cozinha, banheiros, uma sala especial para os bebês e o refeitório. Patrick explica que o prédio onde funciona a instituição atualmente, deve ser adaptado para salas de aula, salas de atividades, administrativo, sala da diretoria e uma sala especial para manter viva a história do Lar.

Os recursos para a construção ainda estão sendo discutidos, segundo Patrick. “Estamos juntamente com a atual diretoria da entidade, que cabe frisar que é uma diretoria bem ativa, articulando junto com políticos e empresários a construção desse novo prédio. A gente quer fazer todas as acomodações com suíte, climatizado e com aspecto de casa respeitando as normativas técnicas e a legislação”, comenta.

O início da construção ainda não está previsto já que depende da liberação de recursos, e enquanto o novo Lar não sai do papel, Patrick ressalta que o prédio que atualmente abriga as crianças está passando por reformas para garantir mais segurança e comodidade aos abrigados e colaboradores. “Enquanto o novo prédio não sai a gente vai reformar o atual prédio, pois as crianças e adolescentes que ali estão, não podem ficar do jeito que estão, então a gente vai dar melhores condições de acolhimento para eles fazendo algumas reformas na parte elétrica, telhados e afins. Os recursos para essas reformas nós estamos pleiteando através de empresários, prefeitos, deputados e senadores da região”, finaliza.