Alto Vale
Foto: Divulgação

 

Jorge Matias

 

Entre os dias 7 e 10 de novembro Laurentino estará comemorando a 13ª edição da Festa Estadual do Queijo, mas os preparativos já começaram nessa semana. Na tarde de domingo (20) foi produzido o grande “anfitrião” o queijo gigante maturado que ultrapassa uma tonelada e será cortado e distribuído gratuitamente no último dia da festa.

 

Foram usados mais 11 mil litros de leite para o preparo e todo o processo foi supervisionado pela engenheira de Alimentos Rosana Krieck. O preparo do queijo necessita de muito conhecimento técnico. Foram aproximadamente oito horas de trabalho intenso para que ele ficasse pronto, e transportado para a “Casa do Queijo”, que fica no local onde será realizada a festa.

 

Os queijos maturados são assim chamados, pois, após o processo de produção, que inclui a pasteurização do leite, coagulação, corte e salga do queijo, eles permanecem em repouso em ambientes com temperatura e umidade controlados. Este período (chamado maturação) pode demorar algumas semanas.

 

A Festa

 

A Tradicional Festa Estadual do Queijo está na sua 13ª Edição e é realizada na cidade de Laurentino, conhecida nacionalmente como “A Terra do Queijo Gigante”.

 

De acordo com o prefeito da cidade, Gilberto Marchi, a expectativa para a Festa Estadual do Queijo é muito grande. “A gente percebe pelas redes sociais, a procura pelos shows é muito grande, esperamos fazer uma linda festa”, comenta.

 

A Festa conta com a feira comercial e industrial (FECIL), expofeira de plantas ornamentais, exposições de produtos coloniais, principalmente na linha de queijos que é fonte de renda de muitas famílias da região, artesanatos, gastronomia típica, praça de alimentação, atrações culturais locais e regionais, bailes e shows nacionais.