Alto Vale
Foto: Divulgação

Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Agora o município de Lontras tem sua própria Estação de Monitoramento. O equipamento instalado na ponte Ivo Silveira, no principal acesso a cidade, vai beneficiar toda a população fornecendo diversas informações importantes, especialmente durante períodos de cheias. Até então o município se baseava em informações captadas em Rio do Sul.

De acordo com o prefeito o investimento para a aquisição foi de R$ 49 mil. Ele destaca que o equipamento é de extrema importância, já que Lontras é uma das cidades do Alto Vale que têm problemas com cheias. “Tenho plena certeza de que irá ajudar muito nas questões das cheias que atingem nosso município”.

Ele explica que a estação de monitoramento fluvial meteorológico de alerta do nível do Rio Itajaí possibilita medição de temperatura, umidade, pressão atmosférica, índice pluviométrico e previsão meteorológica além de direção e velocidade do vento. Ela também conta com sensor de temperatura, sensor de umidade, rosa dos ventos com 16 pontos e resolução e sensor de pressão atmosférica.

“Para nós foi uma conquista muito importante porque esse sistema faz a medição a laser com atualização de cinco em cinco minutos e antes nós nos baseávamos em níveis de Rio do Sul que tem três dessas estações. Agora teremos informações mais precisas e saberemos o nosso nível, já que isso muda de uma cidade para outra, para nos auxiliar durante períodos de enchentes, por exemplo, e nos ajudar a tomar a melhor decisão. Saberemos com precisão quando precisamos começar a retirada das famílias durante a enchente”, completou.

Outro benefício é que toda a população pode ter acesso aos dados fornecidos pela nova estação de monitoramento de Lontras. Os dados são disponibilizados online e basta acessar o link: http://telemetria.dreik.ind.br/home e depois clicar em cima da localização.

O prefeito cita que além da aquisição do equipamento a prefeitura também trabalha na troca da tubulação de toda a área central do município para evitar alagamentos em períodos de chuva intensa.