Alto Vale
Foto: Divulgação

Rafaela Correa/DAV

Já estão abertas as inscrições para o curso básico de formação no Corpo de Bombeiros Voluntários de Lontras. Os interessados em participar das aulas semipresenciais gratuitas devem preencher um formulário on-line disponibilizado na página da corporação no facebook até o dia 31 de janeiro. Para fazer a inscrição é necessário ter no mínimo 16 anos, ser morador de Lontras, Rio do Sul ou Presidente Nereu. Ao todo serão três meses de curso com início no dia 6 de fevereiro através de vídeo aulas e acampamentos presenciais.

A coordenadora do Núcleo de Ensino e Instrução (NEI) do Corpo de Bombeiros Voluntários de Lontras, Maria Gabriela Laurindo Bruenning, explica que em 2021 está previsto, além do curso de formação básica, o curso de formação avançada para as turmas que tiverem realizado o básico. Para ela, a formação é uma ótima oportunidade para quem gosta da área, já que o curso totalmente gratuito é reconhecido pelo Ministério da Educação. “Um curso que traz muita informação, muito conhecimento e quem gosta entra e não sai mais. Os alunos ainda têm a facilidade de poder assistir as aulas em casa, pois o curso é semipresencial”, avalia.

A coordenadora destaca que ambos os cursos contarão com acampamentos e que o primeiro será focado em atividades motivacionais. “Já nesse primeiro curso interno básico, teremos dois acampamentos. O primeiro é motivacional, vamos trabalhar atividades em equipes motivacionais e vamos mostrar a importância de ser um voluntário. O que é ser um bombeiro voluntário. A importância do trabalho em equipe, de uma corporação, no qual um depende do outro para que possamos realizar atendimentos e todos esses trabalhos”, comenta.

Em um segundo momento do curso, está previsto ainda um acampamento que ensinará técnicas de radiocomunicação. “Iremos ensinar como fazer despachos de viaturas e triagens. Em determinado local usaremos nomes de nossas ruas de Lontras, bairros para que possam se familiarizar com o mapeamento da cidade, para que no momento da triagem, do deslocamento de uma viatura, saibam transmitir onde fica o local”, explica.

Após o término do curso básico, estarão abertas as inscrições para o avançado. Só poderão participar da formação os participantes aprovados no anterior. “Neste serão três acampamentos. O primeiro vai servir para ensinar a abordar uma vítima, o que fazer no momento que me deparar, como chegar. Vai desde a impressão geral da cena, impressão geral do paciente, abordagem primária, secundária e a contínua. Já no segundo acampamento, ele será para o final do ano, será um acampamento de férias e servirá para que possamos relembrar tudo o que foi ensinado até então. O terceiro acampamento vai ensinar como fazer resgates, como tirar a vítima de determinado local, como fazer busca e salvamento”, completa.

CBV faz prestação de contas

A Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Lontras atende mensalmente centenas de ocorrências, somente em dezembro do ano passado, 143. Sendo que 44,8% eram do tipo clínico, 18,2% chamadas para acidentes de trânsito, 16,1% de ocorrências extraordinárias e 16,1% de traumas diversos.