Alto Vale, Política
Foto Divulgação

Cláudia Pletsch/DAV

O whatsapp é a maior rede social de troca de mensagens do mundo, e os grupos no aplicativo são uma forma rápida e fácil de passar informações, por isso a Câmara de Vereadores de Rio do Sul tomou uma iniciativa que promete ampliar a concorrência nos processos licitatórios, fazendo com que mais empresas se interessem em vender seus produtos para o Legislativo.
O presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Sul, Cariso Sávio Giacomini, explica que a iniciativa prevê não somente o acesso a informação, mas também a economia de recursos. “Com essa iniciativa a gente buscou fomentar a participação dos fornecedores no processo de compra da Câmara e dar mais publicidade, imparcialidade e economia pois todo o dinheiro economizado aqui no final do ano é devolvido para o Executivo, pois é dinheiro público”, conta.
Cariso ainda relata que toda compra e prestação de serviços precisa obedecer a princípios de ampla concorrência, e por isso a divulgação dos editais e licitações é tão importante. “Todos os atos devem ter publicidade e deve-se buscar a maior economia possível, e foi tendo em vista esses princípios que a Câmara criou esse grupo, para aproximar a Comissão de Licitação e seus potenciais fornecedores. Então um comerciante que participa do grupo de whatsapp e recebe as licitações pode entrar em contato conosco e apresentar sua proposta a Câmara, ou ainda pode comunicar outro comerciante que atue no ramo, então é algo que eu acho muito positivo. Claro que essa facilidade é para todas as empresas do Brasil, e a gente gostaria que empresas locais vendessem o maior número de produtos possíveis pois o imposto é todo revertido no município, mas como é inconstitucional nós oferecemos para todo o Brasil, mas a maioria dos nossos fornecedores são aqui do Alto Vale e de Rio do Sul”, explica.
Para os empresários interessados em fazer parte do grupo, o Executivo disponibiliza no site a aba ‘Quer fornecer produtos e serviços para a Câmara’, nessa aba pode-se encontrar um link que direciona a empresa interessada diretamente para esse grupo, e ali a Comissão de Licitação disponibiliza os editais, informações sobre pregões entre outros.